A desinformação e a manipulação da informação e ingerência por parte de agentes estrangeiros constituem uma grave ameaça para as nossas sociedades. Podem minar as instituições e os processos democráticos (como as eleições), impedindo as pessoas de tomarem decisões informadas ou desencorajando-as de votar. E podem polarizar as sociedades colocando as comunidades umas contra as outras.
As novas tecnologias permitiram que intervenientes hostis disseminassem desinformação e manipulassem informações a uma escala e a uma velocidade nunca antes vistas.
Por conseguinte, o combate à desinformação e à manipulação da informação é uma das questões mais prementes para a União Europeia e os seus Estados-Membros.
Algumas ferramentas europeias de combate à desinformação
A desinformação e a manipulação da informação e ingerência por parte de agentes estrangeiros constituem uma grave ameaça para as nossas sociedades.
Nos últimos anos, testemunhámos a rapidez com que as informações enganosas ou falsas podem propagar-se em linha. Consulte este conjunto de ferramentas de combate à desinformação.
A Comissão introduziu uma série de medidas políticas com vista a uma maior responsabilização das plataformas online.
O Kremlin não está apenas a lutar com armas na Ucrânia. Também está a lutar com desinformação. A União Europeia está a fazer grandes esforços para combater a desinformação espalhada por Putin.
Projeto emblemático de combate à disinformação.
Explore o trabalho do Observatório Europeu de Media Digital.
A Comissão combate diariamente a propagação da desinformação online para garantir a protecção dos valores europeus e dos sistemas democráticos.
Orientações para professores e educadores sobre o combate à desinformação e a promoção da literacia digital através da educação e da formação.
Explore alguns factos pouco conhecidos sobre o orçamento da UE: como o dinheiro é investido para melhorar as condições de vida dos cidadãos europeus e como pode tirar partido disso.