Aqueles que consideram que as instituições europeias têm a sua sede só em Bruxelas e fora da vida quotidiana das pessoas, estão errados. Os Estados-Membros acolhem muitos organismos da União Europeia.
Em Portugal, para além da Representação da Comissão Europeia existem outras instituições europeias:
O Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal tem como principal função informar os cidadãos acerca das atividades do Parlamento Europeu e dos seus membros, facilitando os contactos entre os cidadãos e os Eurodeputados.
O Banco Europeu de Investimento fornece empréstimos a longo prazo para o setor público e privado para financiar projetos de investimento de capital que são de particular interesse para a UE.
A Agência Europeia para as Drogas centraliza as informações relativas ao fenómeno da droga na União Europeia. O seu papel é o de reunir, analisar e divulgar informações objetivas, fiáveis e comparáveis sobre a problemática da droga e da toxicodependência, fornecendo dados corretos e completos sobre o fenómeno ao nível da Europa.
A Agência Europeia da Segurança Marítima (EMSA) presta apoio e aconselhamento técnico à União Europeia e aos seus Estados-Membros na elaboração e aplicação da legislação europeia nos domínios da proteção do transporte marítimo, prevenção da poluição por navios e da segurança marítima. A EMSA também tem competência nos domínios da prevenção e resposta a derrames de petróleo, monitorização do tráfego de navios e identificação e seguimento a longa distância de navios.