Carlos Moedas está nos Açores de 24 a 26 de Julho a convite do Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro. O Comissário Europeu fará, nestas ilhas, a última etapa do Roteiro da Ciência em Portugal. Como nas demais etapas do Roteiro da Ciência, o Comissário Carlos Moedas tem contactos próximos com a Universidade, laboratórios, centros de investigação, start-ups e PMEs com elevados índices de investimento em inovação.
- representação diplomática
- Quarta-feira, 24 de julho de 2019, 00:00 - Sexta-feira, 26 de julho de 2019, 00:00 (CEST)
Informação prática
- Quando
- Quarta-feira, 24 de julho de 2019, 00:00 - Sexta-feira, 26 de julho de 2019, 00:00 (CEST)
- Línguas
- português
Descrição
Antes da sua chegada aos Açores, Carlos Moedas disse: “É um gosto enorme estar nos Açores, onde a Europa começa. Os Açores mostram a diversidade que constitui o continente europeu e, pela sua geografia, demonstram o contributo português para uma Europa com visão virada para o Atlântico. Desenvolvi um Roteiro da Ciência para conhecer o melhor que se faz em Portugal. Dedico agora esta 7ª edição aos Açores, a convite do Governo Regional. Venho também divulgar junto da comunidade científica e empresarial todas as oportunidades dos fundos europeus da ciência e inovação. Os Açores têm características únicas em certos domínios da ciência como é o caso das energias renováveis, das ciências do mar, da vulcanologia e do espaço - áreas em que os Açores devem apostar como fator de diferenciação e de alto potencial. Tenho, por isso, grandes expectativas sobre esta visita”.
Agenda da visita:
24/07/2019
15h30 – 16h15 - Audiência com Vasco Cordeiro, Presidente do Governo Regional dos Açores. Local: Palácio de Sant’Ana. Captação de imagem de acordo com as regras em vigor no Gabinete do Presidente do Governo Regional.
16h20 - 16h45 - Declarações conjuntas à imprensa. Local: Palácio de Sant’Ana
17h00 - 18h30 - Visita à Universidade dos Açores. Local: Campus de Ponta Delgada, Universidade dos Açores
25/07/2019
09h30 – 10h50 - Visita ao NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel. Local: Lagoa
11h00 – 13h00 – Diálogo-Encontro com os cidadãos: futuro da ciência na Europa e o papel dos Açores. Local: Auditório do Expolab, Lagoa. Oradores: Comissário Europeu Carlos Moedas - Secretário Regional do Mar Ciência e Tecnologia dos Açores, Gui Menezes - Reitor da Universidade dos Açores, João Luís Gaspar
15h45 – 16h30 - Visita à Central Geotérmica do Pico Vermelho. Local: Ribeira Grande.
26/07/2019
10h00 – 10h45 - Visita ao submarino LULA da fundação Rebikoff-Niggeler. Local: Marina da Horta
11h00 – 12h20 - Visita ao Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores. Local: Campus da Horta da Universidade dos Açores
14h00 – 14h45 - Visita ao Deep-SeaLab do Instituto do Mar (IMAR). Local: Cais de Santa Cruz
15h30 - Visita ao Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos
Todos os eventos são abertos aos jornalistas – exceto a Audiência com o Presidente do Governo Regional.
Mais informação:
O que é o Roteiro da Ciência?
O Roteiro da Ciência consiste na visita do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, às cidades e regiõies portuguesas mais inovadoras e ativas na produção científica de excelência. O Roteiro da Ciência do Comissário Carlos Moedas levou-o a Coimbra, Madeira, Minho, Aveiro, Viseu e Vila Real.
O Roteiro da Ciência iniciou-se durante as comemorações dos 30 anos da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE). Desde 1986, o País mudou e a forma como se faz ciência também. Desde 1986, Portugal já recebeu mais de 945 milhões de euros dos programas-quadro europeus de investigação e inovação.
Portugal está hoje bem posicionado para beneficiar de todas as potencialidades oferecidas pelo Horizonte 2020, apostando numa economia assente na diferenciação pelo investimento na inovação.
O que é o Horizonte 2020?
O programa da União Europeia para a investigação, ciência e inovação, chamado Horizonte 2020, foi lançado em 1 de janeiro de 2014. Ao longo de sete anos, são investidos quase 80 mil milhões de euros em projetos de investigação e inovação destinados a apoiar a competitividade económica da Europa e a alargar as fronteiras do conhecimento humano. O orçamento da UE para a investigação visa sobretudo melhorar as condições de vida dos cidadãos em domínios como a saúde, o ambiente, os transportes, a alimentação e a energia. As parcerias de investigação com os setores farmacêutico, aeroespacial, automóvel e da eletrónica também encorajam o investimento do setor privado em prol do crescimento e da criação de empregos altamente qualificados no futuro.
Quem é Carlos Moedas?
Carlos Moedas, o atual Comissário Português na Comissão Europeia, nasceu em 1970 em Beja. Estudou Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico, tendo concluído a licenciatura em 1993. Fez Erasmus em França e terminou a sua licenciatura na École Nationale des Ponts et Chaussées em Paris. Em 2000 tirou um Master in Business Administration (MBA) na universidade de Harvard Business School (Boston, Estados Unidos da América). Trabalhou em Londres, no banco de investimento Goldman Sachs, na área de fusões e aquisições, e esteve também no Deutsche Bank. Quando regressou a Portugal, em agosto de 2004, dirigiu a consultora imobiliária Aguirre Newman. Em 2008 criou a Crimson Investment Management, uma empresa de gestão de investimentos. Foi cabeça de lista por Beja nas legislativas de 2011, e eleito deputado à Assembleia da República. Foi nomeado Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro do XIX Governo Constitucional. Iniciou o seu mandato de Comissário europeu a 1 de novembro de 2014 com a pasta da Investigação, Ciência e Inovação.
O programa Horizonte 2020, o maior programa de fomento da ciência e inovação do mundo, é gerido pelo Comissário Carlos Moedas.
Acompanhe o Roteiro da Ciência nas redes sociais com #RoteiroCiência, #H2020 e @Moedas.