Junte-se no dia 11 de outubro para assinalar o Dia da Redução do Risco de Catástrofes. Os peritos que trabalham na Comissão Europeia e em organizações internacionais partilharão a forma como a UE antecipa os riscos e gere as crises, centrando-se em acontecimentos recentes (por exemplo, inundações, incêndios).
- gestão de crises | incêndio | incêndio florestal | desastre de origem humana | desastre natural | ajuda aos sinistrados
- Sexta-feira, 11 de outubro de 2024, 08:15 - 15:30 (WEST)
Informação prática
- Quando
- Sexta-feira, 11 de outubro de 2024, 08:15 - 15:30 (WEST)
- Línguas
- inglês
Descrição
A narrativa que orientará a conferência mostrará de que forma os dados de alerta precoce e de acompanhamento podem apoiar uma vasta gama de políticas. Estes dados incluem informações sobre secas, incêndios florestais e/ou inundações, juntamente com mapas de emergência que detalham o impacto em tempo quase real desses fenómenos extremos e outros, como sismos, ciclones, derrames de petróleo ou deslizamentos de terras. Outros dados também mostram a distribuição de pessoas e áreas urbanas e desempenham um papel fundamental no monitoramento do ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Os sistemas que fornecem estes dados são operados por cientistas do Centro Comum de Investigação que fazem parte do Programa Espacial Copernicus (Emergência). No entanto, os principais utilizadores destes dados incluem o Centro de Resposta e Coordenação da UE, os Estados-Membros e os Estados participantes no Mecanismo de Proteção Civil da UE, outros organismos ou empresas de investigação, entre outros, que reorientam os dados abertos e gratuitos do Copernicus para diferentes fins ou escalas.
A conferência está estruturada da seguinte forma:
- Durante a manhã, os peritos em gestão do risco de catástrofes partilharão a forma como os dados do Copernicus Emergency foram utilizados para antecipar e responder a emergências recentes, como as inundações na Europa Central. Os participantes poderão fazer perguntas utilizando o SLIDO.
- Durante a tarde, os oradores mostrarão como estão a reorientar e a melhorar os dados de emergência do Copernicus para melhorar a gestão do risco de catástrofes. As salas de emergência, cada uma delas centrada numa emergência específica, contarão com facilitadores que demonstrarão como utilizar os painéis do Copernicus para extrair dados personalizados adaptados às necessidades individuais.
Mais informação aqui.