Tem lugar na Representação em Portugal da Comissão Europeia, no dia 24 de maio, um debate sobre a implementação da Diretiva relativa à Transparência no Mercado Único, com a presença da Direção-Geral do Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME.
- representação diplomática
- Sexta-feira, 24 de maio de 2019, 09:30 - 11:30 (CEST)
Informação prática
- Quando
- Sexta-feira, 24 de maio de 2019, 09:30 - 11:30 (CEST)
- Línguas
- português
Descrição
O debate versará sobre as oportunidades que a Diretiva relativa à Transparência no Mercado Único proporciona aos agentes económicos de comentar, antes da adoção, os projetos de regulação dos Estados-Membros da UE, o que é particularmente relevante caso se estime que tal regulação impede ou pode impedir a livre circulação de mercadorias ou a liberdade de prestação de serviços da sociedade da informação.
Esta possibilidade torna-se particularmente relevante caso se estime que tal regulação impede ou pode impedir a livre circulação de mercadorias ou a liberdade de prestação de serviços da sociedade da informação.
A conferência, que conta com a participação de representantes da Direção-Geral do Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME da Comissão Europeia, será uma oportunidade para apresentar a Plataforma TRIS, que lista todos os regulamentos existentes e planeados nas 23 línguas oficiais da União Europeia, e através da qual poderá fazer ouvir a sua voz.
O programa é o seguinte:
- (Boas-vindas)Catarina DANTAS MACHADO, Conselheira Económica na Representação da Comissão Europeia em Portugal
- Giuseppe CASELLA, Chefe de Unidade, Prevenção de Barreiras Técnicas ao Comércio, da Direcção-Geral Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME, Comissão Europeia
- Agnès LECOMTE, Relatora Jurista, Prevenção de Barreiras Técnicas ao Comércio, Direcção-Geral Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME, Comissão Europeia
A sessão terá a seguinte ordem de trabalhos:
1. Introduction of participants and objectives of the meeting
2. Presentation by the European Commission:
Objectives
Field of application
Key sectors, sensitive sectors, problematic areas
3. Industry experience with TRIS database and with the application of the Single Market Transparency Directive (SMTD):
TRIS: use and usefulness
Participation of economic operators
Contacts with national authorities concerning notified drafts
Problems encountered, questions asked during the application of the Directive
4. Legal consequences of non-notification, action in inapplicability before national courts
5. The notification procedure provided for in the WTO Agreement on Technical Barriers to Trade (TBT- Technical Barriers to Trade).
6. Conclusions
Os trabalhos decorrerão em língua inglesa sendo assegurada interpretação simultânea EN/PT e PT/EN.