- ensino de línguas
- Sexta-feira, 23 de setembro de 2022, 19:30 - 21:00 (WEST)
- Portugal
Informação prática
- Quando
- Sexta-feira, 23 de setembro de 2022, 19:30 - 21:00 (WEST)
- Onde
- Festival Iminente 2022 - LisboaPortugal
- Línguas
- português
Descrição
A celebração em Portugal do Dia Europeu das Línguas, arranca este ano com a apresentação de um rap, em crioulo de Cabo Verde e em português, para e sobre a Europa, tal como vista pelos jovens do Kova M Estúdio, um projeto musical da Associação Moinho da Juventude, da Cova da Moura, na Amadora.
A atuação terá lugar na sexta-feira, 23 de setembro, às 20h30, no palco Cine-Estúdio do Festival Iminente, em Lisboa. Antes disso, pelas 19h30, decorrerá, na redação da Mensagem de Lisboa no espaço do festival, uma conversa sobre a língua crioula no contexto das línguas oficiais e minoritárias da União Europeia, com a participação de Heidir Correia (um dos autores do rap e coordenador do Kova M), Karyna Gomes (cantora e jornalista da Mensagem), e Juana na Rap (rapper do Monte da Caparica), entre outros.
Esta iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com a Mensagem de Lisboa e o Gabinete de Ligação do Parlamento Europeu já incluiu, no passado dia 15, uma visita de uma equipa da Comissão e do Parlamento à Cova da Moura. Aí se falou da relação que têm estes moradores com o sentido europeu e se lançou o desafio de celebrar o crioulo de Cabo Verde como língua minoritária da União Europeia, não representada nas 24 línguas oficiais, mas com expressão em toda a União Europeia, através das várias comunidades cabo-verdianas, e que faz de Lisboa a mais crioula das cidades europeias.
