- União Europeia
- Quinta-feira, 30 de junho de 2022, 08:30 - 16:00 (WEST)
- Portugal
Informação prática
- Quando
- Quinta-feira, 30 de junho de 2022, 08:30 - 16:00 (WEST)
- Onde
- Museu dos Coches (novo) - LisboaPortugal
- Línguas
- inglês, português
Descrição
A Estrutura de Missão Recuperar Portugal e a Comissão Europeia organizam o primeiro evento anual do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no Auditório do Museu dos Coches (novo), no dia 30 de junho, entre as 9h e as 16h. O evento conta com as intervenções de Mariana Vieira da Silva, Ministra da Presidência, Eduardo Pinheiro, Secretário de Estado do Planeamento, Fernando Alfaiate, Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento e de representantes de entidades de diferentes setores. A Comissão Europeia participa com Céline Gauer, Diretora-Geral da Task Force Recuperação e Resiliência – SG Recover, e de Declan Costello – Diretor-Geral Adjunto da DG ECFIN. As responsáveis pela implementação do PRR português Maria Teresa Fabregas e Isabel Grilo também intervirão no evento. O programa do evento encontra-se aqui.
A delegação europeia, juntamente com as equipas respetivas, chega a Lisboa na véspera, 29 de junho, para uma série de reuniões com o Ministério da Presidência, responsável pela implementação do PRR, na Assembleia da República e com partes interessadas, para uma troca de pontos de vista sobre o estado de implementação do PRR.
O plano de recuperação e resiliência (PRR) de Portugal tem um valor de 16,6 mil milhões de euros: 13,9 mil milhões de euros em subvenções e 2,7 mil milhões de euros em empréstimos. O financiamento concedido pelo Mecanismo de Recuperação e Resiliência apoiará a aplicação, até 2026, de importantes medidas envolvendo tanto investimentos como reformas que foram apresentadas por Portugal para que o país saia fortalecido da pandemia. O plano português é a concretização nacional duma iniciativa inédita da UE para dar resposta a desafios comuns criados pela pandemia. A 16 junho de 2021, a Comissão Europeia aprovou o Plano de Recuperação e Resiliência Português, o qual foi adotado por decisão de execução do Conselho Europeu em 13 de julho, abrindo assim as portas à sua implementação e financiamento.
Acompanhe o evento em direto aqui:
Explore mais informação sobre o Plano de Recuperação para a Europa aqui.