No âmbito do Exercício Europeu de Proteção Civil CASCADE’19, vai realizar-se no dia 30 de maio, pelas 10h00, o VIP DAY, inserido no contexto do acolhimento às entidades participantes, onde se inclui uma deslocação ao Posto de Comando Nacional (PCNac), núcleo central de toda a coordenação e operacionalização dos meios envolvidos, instalado na Base Aérea nº1 (BA nº1) de Sintra.
- representação diplomática
- Quinta-feira, 30 de maio de 2019, 00:00 (CEST)
Informação prática
- Quando
- Quinta-feira, 30 de maio de 2019, 00:00 (CEST)
- Línguas
- português
Descrição
O Exercício Europeu de Proteção Civil CASCADE’19 tem o seguinte programa:
10:00 – Chegada BA nº1 de Sintra – Briefing do Exercício
10:30 – Visita ao Posto de Comando Nacional
11:00 – Conferência de Imprensa no PCNac - Base Aérea nº1 de Sintra
11:30 – Visita ao Teatro de Operações - Cenário de Belas
Integram esta comitiva o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, o Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Mourato Nunes, o Chefe de Unidade Adjunto de Proteção Civil da Direção‑Geral da Ajuda Humanitária e Proteção Civil (ECHO) da Comissão Europeia, Stephen Curzon, e delegados dos países parceiros, Espanha, Bélgica, França, Alemanha e Croácia. Acompanham ainda a visita, altos dirigentes das várias entidades que participam diretamente na execução do CASCADE’19.
O CASCADE´19 decorre em Portugal entre 28 de maio e 1 de junho de 2019, é organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em colaboração com a Direção-Geral da Autoridade Marítima, sendo cofinanciado pela Comissão Europeia no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.
No exercício participam equipas da Comissão Europeia, Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia, mobilizando no total mais de 3 mil participantes, estrangeiros e portugueses. Visa testar e treinar a resposta a situações de emergência múltiplas que possam ocorrer em cascata (sismo, cheias, acidente químico, rutura de barragem e poluição marítima) em território nacional. Trata-se de um LIVEX (Live Exercise) com mais de 60 diferentes cenários, nos distritos de Lisboa, Aveiro, Évora e Setúbal.
O Comissário Europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, realça a importância deste Exercício: “Estou orgulhoso por ver a nossa família da Proteção Civil em ação: no Exercício Europeu de Proteção Civil CASCADE’19 socorristas corajosos treinam para melhorar ainda mais a sua capacidade de estar pronto a reagir à próxima emergência. Agradeço à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil portuguesa por organizar este exercício de larga escala que junta peritos de seis estados-membros. Através do rescEU, a Comissão Europeia vai continuar a apoiar exercícios regulares como o Cascade’19, assim como formação para peritos e equipas de socorro. Esta é uma componente essencial para uma resposta efetiva a desastres naturais. Só juntos podemos estar melhor preparados e prontos para responder a catástrofes.”
Contexto:
A 21 de maio, a UE estabeleceu a frota inicial de combate a incêndios para a próxima época de incêndios florestais no contexto do RescEU. A fim de preparar a época de incêndios florestais deste verão, a Comissão lançou a primeira frota de aviões de combate a incêndios, destinada a combater as catástrofes naturais no âmbito da nova iniciativa «rescEU». Até ao momento, a frota da rescEU conta com sete aviões e seis helicópteros de combate a incêndios para o período inicial de transição, estando a Comissão a trabalhar com os países participantes para acrescentar meios adicionais nas próximas semanas. O comunicado de imprensa e o MEMO estão online. Fotos e uma factsheet do Centro de Emergência, o vídeo do programa europeu Copernicus estão disponíveis.