Amanhã, 20 de março, as «Bolas de Bruxelas» chegam ao Porto.
- representação diplomática
- Quarta-feira, 20 de março de 2019, 11:00 - 13:00 (CET)
Informação prática
- Quando
- Quarta-feira, 20 de março de 2019, 11:00 - 13:00 (CET)
- Línguas
- português
Descrição
«A União Europeia proibiu a venda de bolas de Berlim nas praias? A União Europeia proibiu os carapauzinhos? A União Europeia proibiu o brinde no Bolo-Rei?» Muitos são os mitos e outros contos europeus imaginados em torno da União Europeia.
A Comissão Europeia parte do mito «a UE proibiu a venda de bolas de Berlim com creme» e, ao oferecer esses bolos numa carrinha de rua, quer esclarecer e informar sobre vários mitos generalizados em relação à União Europeia.
A carrinha «Bolas de Bruxelas» estará na Avenida dos Aliados, em frente à Câmara Municipal do Porto, entre as 11h e as 13h, a distribuir Bolas de Berlim e informação fidedigna sobre o projeto Europeu.
Esta é a segunda ação da iniciativa «Bolas de Bruxelas», uma das várias ações da Representação da Comissão Europeia em Portugal na luta contra a desinformação. Esta iniciativa ganha especial importância quando o calendário marca dois meses para as Eleições Europeias, sendo essencial que os cidadãos votem nas Eleições Europeias de forma consciente e informada.
No último inquérito Eurobarómetro, 83% das pessoas interrogadas declararam que as notícias falsas representam um perigo para a democracia. Os inquiridos estão particularmente preocupados com a desinformação intencional que visava influenciar as eleições e as políticas de imigração. O inquérito realçou igualmente a importância dos meios de comunicação social de qualidade: os inquiridos consideram que os meios de comunicação social tradicionais constituem a fonte de notícias mais fiável (rádio 70 %, televisão 66 %, imprensa 63 %). As fontes de notícias online e os sítios Web de vídeos são as fontes noticiosas que registam os índices de confiança mais baixos, de 26 % e 27 %, respetivamente.
Explore como a Comissão Europeia combate a desinformação online.
Saiba como pode votar nas Eleições Europeias, que têm lugar a 26 de maio em Portugal.