Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
Representação em Portugal
Debates públicos

REACT-EU - Comissão Europeia, governo e Câmara do Porto debatem com estudantes

No dia 24 de maio, entre as 15:00 e as 17h00, no Salão Nobre da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, terá lugar um debate subordinado ao tema“O futuro da Europa e os jovens: sustentabilidade, ação climática, transformação digital e emprego”.

O evento conta com a participação de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Sofia Alves,Diretora na Direção Geral Política Regional, da Coesão e Urbana da Comissão Europeia; Pedro Mazeda Gil, Membro do Conselho Executivo da Faculdade Economia do Porto, João Dolores, CFO e Membro do Board do Grupo Sonae, bem como de um grupo de mais de duas dezenas de estudantes.

Organizado pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO) da Comissão Europeia com o apoio da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, visa promover a troca de informação e ideias entre a Comissão Europeia, governo português, autarquias, comunidades universitária e empresarial e jovens sobre a REACT-EU, um dos mais importantes e ambiciosos programas criados pela UE no âmbito do NextGenerationEU, e debater as questões-chave para o desenvolvimento futuro da Europa e para a tornar mais verde, digital, inclusiva e resiliente.

Este evento pode ser acompanhado em direto no TwitterFacebook da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Contexto

Na sequência da pandemia da COVID-19, a Comissão Europeia lançou um plano de recuperação abrangente e ambicioso do qual faz parte a REACT-EU (Recuperação de Ajuda à Coesão e aos Territórios da Europa), um dos maiores programas criados desde sempre pela UE no âmbito do novo instrumento NextGenerationEU que irá disponibilizar 50,6 mil milhões de EUR de financiamento adicional (a preços correntes) para os programas da política de coesão para 2021 e 2022, a usar até ao fim de 2023.

O objetivo da REACT-EU é apoiar a recuperação económica e social da crise do coronavírus, aumentando a resiliência do setor da saúde e das empresas e dando mais apoio aos grupos mais vulneráveis. Os fundos contribuem igualmente para as prioridades ecológicas e digitais da recuperação inteligente e sustentável.

A Comissão Europeia está, por isso, empenhada em ouvir as opiniões dos jovens para as incluir nos planos de ação para o futuro. Neste contexto, está a ser levado a cabo um conjunto de debates, nos vários países da UE, que além de promoverem e darem a conhecer os contornos da REACT-EU, têm como intuito criar uma plataforma de diálogo nas universidades europeias com a geração dos líderes do futuro, facilitando a identificação das áreas de intervenção prioritárias e o desenvolvimento dos novos projetos.

Mais informações

Página informativa REACT-EU

Iniciativa REACT-EU: perguntas e respostas

Iniciativa REACT-EU: atualização dos progressos

NextGenerationEU

Medidas da política de coesão contra o coronavírus:

Repartição REACT-UE 2022

  • política regional
  • -
  • Portugal

Informação prática

Quando
-
Onde
Salão Nobre da Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Portugal
Línguas
português

Descrição