Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Exposições

Visita ao Mercado Único Europeu chega a Castelo Branco para celebrar os benefícios na nossa vida quotidiana

Nos dias 14 e 15 de outubro, Castelo Branco recebe a Visita ao Mercado Único Europeu, um evento multinacional que celebra o 30.º aniversário do Mercado Único Europeu. Para celebrar esta ocasião com os cidadãos europeus, a visita será a sete países europeus em 2023, com a participação ativa dos visitantes e exibição dos benefícios do mercado único na nossa vida quotidiana.

Castelo Branco é a terceira e última paragem da visita a Portugal. Os visitantes podem descobrir, através de uma experiência interativa, como o Mercado Único da UE afeta as suas vidas, participar em atividades e jogos e ganhar prémios. A visita começou a sua jornada no dia 1 de setembro em Trieste, Itália. Desde então, tem viajado pela Hungria, Roménia e Bulgária. Em outubro e novembro, incluirá Espanha, Portugal e França no seu itinerário.

Estamos a organizar a Visita ao Mercado Único da UE para marcar os seus 30 anos e ter a oportunidade de conversar com as pessoas sobre como tem contribuído para melhorar as nossas vidas. Graças ao Mercado Único, é mais fácil para as pessoas estudar, viver, trabalhar e fazer negócios dentro das fronteiras da UE. O Mercado Único é o que liga a Europa - ajuda a criar empregos, alimenta o crescimento e a inovação; e oferece à Europa influência a nível global.

- Kerstin Jorna, Diretora-Geral da Comissão Europeia para o Mercado Interno, a Indústria, o Empreendedorismo e as PME

30 anos de livre circulação e outros benefícios

Com 447 milhões de cidadãos europeus e 23 milhões de empresas, o Mercado Único da UE é reconhecido como o maior mercado único do mundo. Ao celebrarmos o seu 30º aniversário, este momento serve como uma oportunidade para refletir sobre os progressos realizados e enfrentar novos desafios.

Nas últimas três décadas, o Mercado Único permitiu que pessoas, bens, serviços e dinheiro circulassem livremente dentro da União Europeia. O Mercado Único é uma das maiores conquistas da União Europeia e reforçou a posição da UE como um ator económico global.

Os cidadãos europeus já podem estudar, viver, fazer compras, trabalhar e reformar-se em qualquer país da UE e usufruir de produtos de toda a Europa. No entanto, é essencial aperfeiçoar e melhorar continuamente o funcionamento do Mercado Único, dado o seu papel fundamental na resposta aos desafios atuais e futuros da Europa.

Durante a pandemia de COVID-19, o Mercado Único demonstrou a sua adaptabilidade, permitindo que a Europa intensificasse a produção de vacinas. O Mercado Único da UE protege as pessoas e as empresas, enquanto se desenvolve no sentido de uma Europa mais igualitária, responsável e sustentável. Como exemplo, até o final de 2024, uma nova lei determina que todos os telemóveis, tablets e máquinas fotográficas vendidos na União Europeia devem estar equipados com um conector USB Tipo-C. Esta medida faz parte de um esforço da UE para reduzir o lixo eletrónico e permitir aos consumidores fazer escolhas mais sustentáveis.

Alguns números importantes:

• 447 milhões de cidadãos europeus beneficiam do Mercado Único
• O Mercado Único tem 23 milhões de empresas, que empregam quase 128 milhões de pessoas
• 17 milhões de europeus vivem ou trabalham num país da UE que não o seu
• 15% do comércio mundial de mercadorias é da UE

Contexto
Desde a sua criação em 1993, o Mercado Único tem ajudado a facilitar a vida quotidiana das pessoas e das empresas, alimentando o emprego e o crescimento em toda a UE. Garante a livre circulação de bens, serviços, capitais e pessoas num único mercado interno da UE e é considerada uma das maiores conquistas da UE.

Informações práticas Passeio SM30 em Castelo Branco
Hora e local:
14/10 e 15/10: Alameda da Liberdade
10:00 – 19:00 Moderador: Paulo Alexandre
Durante a sua visita a Portugal, a Visita ao Mercado Único passa também por Évora (8/10) e Santarém (10/10).

Mais informações sobre a Visita europeia e o 30.º aniversário neste link.

Contacto
Para quaisquer pedidos de entrevista ou mais informações, contacte-nos em: press-sm30atvoeurope [dot] eu (press-sm30[at]voeurope[dot]eu)

  • União Europeia
  • Sábado, 14 de outubro de 2023, 10:00 - Domingo, 15 de outubro de 2023, 19:00 (WEST)

Informação prática

Quando
Sábado, 14 de outubro de 2023, 10:00 - Domingo, 15 de outubro de 2023, 19:00 (WEST)
Onde
Alameda da Liberdade, Castelo Branco
Línguas
português
Sítio Web
Visita ao Mercado Único Europeu

Descrição