- União Europeia | direitos da mulher
- Terça-feira, 3 de junho de 2025, 18:00 - 19:30 (WEST)
- Portugal
Informação prática
- Quando
- Terça-feira, 3 de junho de 2025, 18:00 - 19:30 (WEST)
- Onde
- Auditório SL1, Rua Augusta nº 46, ISMT, CoimbraPortugal
- Línguas
- português
Descrição

No próximo dia 3 de junho de 2025, Coimbra acolhe uma edição especial das Kapuscinski Lectures, com a presença de Sônia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas do Brasil. O evento, intitulado “Vulnerabilidade Social, Desastres e Alterações Climáticas: Mulheres e Povos Indígenas”, realiza-se no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) e estará também disponível online em kapuscinskilectures.eu
A conferência abordará os impactos desiguais das crises ambientais, destacando a importância da integração de mulheres e comunidades indígenas na redução de riscos de desastres, adaptação climática e desenvolvimento sustentável. Serão discutidos temas como a exclusão histórica destes grupos e os desafios para alcançar os objetivos do Quadro de Sendai e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando a urgência de respostas mais justas e inclusivas baseadas no conhecimento tradicional.
O evento contará com a abertura de Luís Marinho, Presidente da Assembleia da Região de Coimbra, e será moderado por Noémia Cunha, Coordenadora da Pós-Graduação em Investigação e Segurança Contra Desastres, Crises e Acidentes do ISMT.
Sônia Guajajara, pertencente ao povo indígena Guajajara/Tentehar, é reconhecida internacionalmente pela sua defesa dos direitos dos povos indígenas. Em 2023, tornou-se a primeira ministra indígena do Brasil, liderando o recém-criado Ministério dos Povos Indígenas. Foi também destacada pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2022.
As Kapuscinski Lectures são uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que reúne pensadores globais para debater os principais desafios do desenvolvimento.