No dia 9 de maio, entre as 14h30 e as 19h00, o Jardim Público de Évora é o palco de um leque de atividades abertas ao público para assinalar o Dia da Europa. Centradas nos objetivos e valores da União Europeia e na participação da juventude, num ano em que se assinala o Ano Europeu da Juventude e o 35º aniversário do programa Erasmus, são organizadas pela Representação da Comissão Europeia em Portugal com o apoio da Câmara Municipal de Évora e em colaboração com um leque de entidades.
Às 14h30, todos são convidados a participar na flag parade dinamizada pela Erasmus Student Network que sai da Praça do Giraldo e para a qual podem trazer uma bandeira ou elemento identificativo do seu país ou da União Europeia.
Entre as 15h00 e as 16h00, o Jardim Público acolhe um Encontro de projetos no âmbito dos 35 anos do programa Erasmus, organizado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, incluindo exemplos de projetos Erasmus+ e Selo Europeu de Línguas apresentados pelos próprios participantes e docentes.
Em simultâneo, mais de uma centena de estudantes da Escola de Artes da Universidade de Évora (das Licenciaturas em Artes Plásticas e Multimédia, Design e Arquitetura e do Mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais) e alunos da Escola Secundária Gabriel Pereira (12º ano do Curso de Artes Visuais) dão vida a um projeto de Desenho Colaborativo em vários painéis colocados no Jardim do Palácio D. Manuel para o efeito. Através da cultura visual, de forma prática e festiva, celebram-se os valores da Europa, promove-se a solidariedade e o espírito de cooperação, e dá-se espaço à expressão da juventude. Este projeto é orientado pelos respetivos docentes: Ana Teresa Sousa e Leonor Serpa Branco, professoras de turmas de 12º ano de Artes Visuais da Escola Gabriel Pereira; Vítor Gomes (Artes Visuais) e Jorge Hipólito de Sá (Arquitetura), docentes da Escola de Artes da Universidade de Évora.
Às 16h15, o evento é aberto com uma homenagem à Ucrânia, incluindo a interpretação em acordeão do Hino por SérgioGladkyy, estudante de descendência ucraniana e que estuda na Escola de Artes da Universidade de Évora, e um momento musical por estudantes da Escola de Artes da Universidade de Évora com um reportório que evoca os valores europeus.
D. Maslanka: The Soul is Here For its Own Joy (de Songs for the Coming Day n.º 8)- 7'
Quarteto de Saxofones
Matilde Fernandes, saxofone alto — Ândria Costa, saxofone barítono
Gonçalo Baião, saxofone soprano — Ana Ferreira saxofone tenor
M. Mangani: Spirit of Freedom 9´
A. Ciesla:Itamar Freilach(de Klezmer Suite) 3'
Ensemble de Clarinetes
Mariana Estrada, Eduarda Vieira, Mara Anjos, Daniela Carmona, Daniela Abreu, Ana Maria Almeida, clarinetes
Jéssica Duarte, clarinete e requinta
Inês Leonardo, Andreia Varela, clarinete e clarinete baixo
Ás 16h45, tem lugar um diálogo entre a Comissária Elisa Ferreira e jovens de diversas idades e entidades de ensino e de formação, cujas questões vão conduzir a conversa. Segue-se a cerimónia de anúncio dos vencedores do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa, contando com a presença de elementos dos júris, autores das peças nomeadas finalistas e respetivos diretores dos órgãos de comunicação social ou professores coordenadores.
O programa termina com intervenções de encerramento de Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, e de Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, e com a atuação do DJ Charles-Baptiste, convidado pela embaixada de França, país que atualmente detém a Presidência do Conselho da União Europeia.
Nesse dia de manhã, é acolhido no mercado de Évora, o Encontro de Clubes Europeus da região organizado pelos três centros Europe Direct do Alentejo e de onde resultará um mural feito a mais por mais de 100 estudantes sobre os valores europeus no Alentejo.