Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Representação em Portugal
  • Notícia
  • 5 de abril de 2019
  • Representação em Portugal
  • 2 min de leitura

25 milhões de euros para empresas culturais e criativas em Portugal

O Fundo Europeu de Investimento (FEI) e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) assinaram, a 5 de abril de 2019 em Lisboa, um acordo, no âmbito do instrumento de garantia para os setores culturais e criativos (SCC) da Comissão Europeia.

O Fundo Europeu de Investimento (FEI) e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) assinaram, a 5 de abril de 2019 em Lisboa, um acordo, no âmbito do instrumento de garantia para os setores culturais e criativos (SCC) da Comissão Europeia

Este instrumento beneficia do apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), elemento fulcral do Plano de Investimento para a Europa - o Plano Juncker. Desta forma, a CGD irá lançar um novo produto - Caixa Invest Cultura Criativa - para financiar pequenas e médias empresas do setor cultural e criativo em Portugal.

A Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, esteve presente na sessão de assinatura do acordo, ao lado de Graça Fonseca, Ministra da Cultura, José João Guilherme, Administrador da CGD, Pier Luigi Gilibert, Administrador Executivo do FEI e Paulo Macedo, Administrador Executivo da CGD, e disse:

«Felicito a Caixa Geral de Depósitos e Portugal pela assinatura deste acordo com o Fundo Europeu de Investimento que vai permitir que as empresas portuguesas dos setores da cultura, da criatividade e da comunicação tenham acesso a mais um instrumento para o seu desenvolvimento e sustentabilidade.

A Comissão Europeia, em cooperação com o Fundo Europeu de Investimento, lançou o Mecanismo de Garantia para os setores Culturais e Criativos que incentiva as instituições financeiras a conceder empréstimos a PME nestes setores. Com um orçamento total de 181 milhões de euros, este mecanismo deverá mobilizar mais de 1,5 mil milhões de euros de financiamento, o que significa que cada euro investido irá gerar cerca de 8 euros de financiamento adicional.

Este mecanismo complementa o programa Europa Criativa através do qual a União Europeia apoia os setores cultural e criativo. A Comissão Europeia congratula todos os parceiros e Portugal, por ser um dos primeiros a assinar este protocolo, colocando-se mais uma vez no pelotão da frente».

Constituído ao abrigo da vertente transetorial do programa «Europa Criativa», o Mecanismo de Garantia para os setores Culturais e Criativos é o primeiro instrumento de investimento da UE com um âmbito de aplicação tão alargado nos setores culturais e criativos. O programa «Europa Criativa» é um programa a 7 anos (2014-2020) que dispõe de um orçamento de 1,46 mil milhões de euros para o seu período de vigência. O seu objetivo é promover a diversidade cultural, incentivar a divulgação da cultura e da criatividade europeias e reforçar a competitividade dos setores culturais e criativos.

Mais informação

As PME portuguesas destes setores devem contactar as agências da CGD para saber mais como podem aceder a estes instrumentos financeiros. Têm ainda disponíveis os contactos em Portugal da Europa Criativa:

Centro de Informação Europa Criativa
Praça Bernardino Machado, 4
1750 - 042 Lisboa
geralateuropacriativa [dot] eu (geral[at]europacriativa[dot]eu)

SUB-PROGRAMA MEDIA
manuel [dot] claroateuropacriativa [dot] eu (manuel[dot]claro[at]europacriativa[dot]eu)
+351 213 230 896

SUB-PROGRAMA CULTURA
susana [dot] costapereiraateuropacriativa [dot] eu (susana[dot]costapereira[at]europacriativa[dot]eu)
+351 213 230 895

Informação detalhada

Data de publicação
5 de abril de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal