Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia18 de junho de 2019Representação em Portugal1 min de leitura

Aplicação dos objetivos da União da Energia da UE

A Comissão Europeia publicou a sua avaliação dos projetos de planos dos Estados-Membros para aplicar os objetivos da União da Energia da UE e, em especial, os objetivos acordados pela UE em matéria de energia e clima para 2030.

Energy Union Strategy

Na sua avaliação, a Comissão considera que os planos nacionais já representam esforços significativos, mas aponta para vários domínios passíveis de melhoria, nomeadamente no tocante às políticas específicas e individualizadas destinadas a assegurar a concretização dos objetivos para 2030 e a permanecer na via da neutralidade climática a mais longo prazo.

A União Europeia é a primeira grande economia a criar um quadro juridicamente vinculativo para cumprir os compromissos assumidos no âmbito do Acordo de Paris, sendo esta a primeira vez que os Estados-Membros elaboram projetos de planos nacionais integrados em matéria de energia e clima. No entanto, dado que os planos são ainda insuficientes, tanto no que toca às energias renováveis como à eficiência energética, a consecução dos objetivos globais da UE em matéria de clima e energia vai exigir um aumento das ambições a nível coletivo.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
18 de junho de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal