Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia27 de maio de 2021Representação em Portugal

Biodiversidade: Relatório intercalar da Comissão sobre a ação da UE para proteger os polinizadores salienta a necessidade de medidas urgentes

A Comissão publica hoje um relatório sobre o seguimento dado à primeira Iniciativa da UE relativa aos Polinizadores, que a Comissão adotou em 2018 para fazer face ao declínio dos insetos polinizadores selvagens.

polinizadores

Os insetos polinizadores são cruciais para o funcionamento dos ecossistemas, a nossa segurança alimentar, os medicamentos e o nosso bem-estar. No entanto, na Europa, uma em cada dez espécies de abelhas e de borboletas está em vias de extinção e um terço está em declínio. O relatório hoje publicado mostra que a iniciativa continua a ser um instrumento político útil que permite à UE, aos Estados-Membros e às partes interessadas combater o declínio dos polinizadores. A Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030, a Estratégia da UE do Prado ao Prato e o Plano de Ação da UE para a Poluição Zero estabelecem objetivos concretos nesse sentido. A nova estratégia da UE de adaptação às alterações climáticas e o reforço da ambição em matéria de neutralidade climática contribuirão para atenuar os impactos das alterações climáticas nos polinizadores. Mais informações no comunicado de imprensa.

Informação detalhada

Data de publicação
27 de maio de 2021
Autor/Autora
Representação em Portugal