Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia12 de abril de 2023Representação em Portugal1 min de leitura

Bolsas de pós-doutoramento MSCA: mais de 260 milhões de euros para investigadores individuais

trabalhar casa remote work tecnologia união europeia bolsa estudo

A Comissão Europeia lançou hoje um novo convite à apresentação de propostas para 2023 bolsas de pós-doutoramento no âmbito das Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA). Com um orçamento de 260,5 milhões de EUR, estas subvenções reforçarão o potencial criativo e inovador dos investigadores titulares de um doutoramento que pretendam adquirir novas competências através de formação avançada e mobilidade internacional, interdisciplinar e intersetorial.

O convite permitirá igualmente a organizações de todo o mundo atrair investigadores talentosos, incluindo universidades de topo, centros de investigação, organizações públicas e privadas e médias empresas. O convite à apresentação de propostas terminará em 13 de setembro de 2023 e deverá financiar mais de 1,200 projetos.

As bolsas de pós-doutoramento são compostas por duas vertentes: as bolsas europeias de pós-doutoramento estão abertas a investigadores de qualquer nacionalidade para realizarem um projeto personalizado na UE ou em países associados ao Horizonte Europa. As bolsas globais de pós-doutoramento estão abertas a nacionais europeus ou residentes de longa duração que pretendam trabalhar com organizações fora dos países acima referidos antes de regressarem à Europa. 

Estão disponíveis em linha mais informações sobre o convite para bolsas de pós-doutoramento de 2023 e sobre como se candidatar.

Informação detalhada

Data de publicação
12 de abril de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal