Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia19 de maio de 2021Representação em Portugal

Ciclo de seminários: Portugal e os fundos europeus, de 1986 a 2027

A Representação da Comissão Europeia em Portugal e a Agência de Desenvolvimento e Coesão (ADC), a entidade responsável pela coordenação dos Fundos Europeus em Portugal, lançam na próxima sexta-feira, dia 21 de maio, o ciclo de seminários online...

bandeira

A sessão de abertura do ciclo tem início às 14h30 de dia 21 de maio, com a presença de Elisa Ferreira, Comissária Europeia responsável pela Coesão e Reformas, e do Ministro do Planeamento, Nélson de Souza, e é dedicada ao tema “Fundos Estruturais: o contexto, os resultados e os desafios do próximo ciclo”. Os oradores convidados são Daniel Traça, professor catedrático de economia e diretor da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), e Ricardo Paes Mamede, subdirector do departamento de economia política do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, e presidente da direcção do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais. Os comentários ficam a cargo de Pedro Mazeda Gil, investigador e subdiretor do Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto e Nuno Santos, Presidente do conselho diretivo da Agência para o Desenvolvimento e Coesão. Este primeiro seminário será moderado pela jornalista Mónica Silvares. Nesta ocasião, a Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves, efetua uma apresentação do ciclo de seminários.

O objetivo desta iniciativa é contribuir para uma reflexão e análise equilibrada da aplicação dos fundos – os resultados alcançados e o que poderia ter sido feito de forma diferente – e lançar pistas sobre os desafios do próximo período de programação, promovendo uma visão informada e abrangente sobre estas matérias.

O segundo seminário está agendado para o dia 27 de maio e será consagrado ao tema “Fundos estruturais: modernização das políticas públicas, governação e transparência”. O calendário dos demais eventos deste ciclo está disponível abaixo e os diferentes intervenientes serão anunciados em momento oportuno.

Os oito seminários previstos terão uma duração aproximada de 90 minutos, decorrerão em formato virtual e contam com a participação de um vasto e diversificado painel de especialistas com diferentes experiências nesta matéria, combinando uma visão interna do processo de aplicação dos fundos, com uma visão do conjunto dos fatores explicativos das evoluções nas áreas/sectores onde os fundos têm sido aplicados.

PROGRAMA CICLO DE SEMINÁRIOS FUNDOS DA UNIÃO EUROPEIA: Os resultados até hoje e os desafios do próximo período de programação

Pode rever os seminários nos links abaixo.

21 maio - Fundos Estruturais: o contexto, os resultados e os desafios do próximo ciclo

27 maio - Fundos Estruturais: modernização das políticas públicas, governação e transparência

9 junho - Fundos Estruturais, modernização do sistema produtivo e internacionalização

15 junho - Fundos Estruturais e os investimentos no Ambiente e Energia

23 junho - Fundos Estruturais e investimentos nas redes de transporte e de conectividade

30 junho - Os Fundos Estruturais e os apoios à formação e ensino

7 julho - Os Fundos Estruturais e os apoios ao emprego e inclusão social

14 julho - Os Fundos Estruturais e as políticas territoriais

Informação detalhada

Data de publicação
19 de maio de 2021
Autor/Autora
Representação em Portugal