Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia8 de setembro de 2023Representação em Portugal

Comissão dá conta das principais ações do último ano, na perspetiva do SOTEU

SOTEU 2023

Enquanto aguardamos o discurso sobre o Estado da União (SOTEU) que será proferido pela presidente Ursula von der Leyen no dia 13 de setembro próximo, a Comissão publica hoje uma panorâmica do seu trabalho e das suas realizações ao longo do último ano. Esta publicação exaustiva descreve as ações da UE em resposta à guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia e os nossos esforços para reduzir a dependência da UE em relação aos combustíveis fósseis russos, bem como os progressos realizados noutras prioridades políticas da Comissão.

O relatório descreve em pormenor as medidas tomadas pela Comissão para reforçar a prosperidade e a resiliência da UE através do NextGenerationEU e do REPowerEU, para acelerar a aplicação do Pacto Ecológico Europeu e para concretizar a década digital da Europa. Contém igualmente uma panorâmica do compromisso da UE com parceiros de todo o mundo e, em particular, da sua agenda comercial, e destaca as iniciativas tomadas para reforçar os pilares da democracia europeia e construir uma União da igualdade.

Todas as informações sobre o discurso sobre o Estado da União de 2023 podem ser consultadas na página Web dedicada ao SOTEU

Informação detalhada

Data de publicação
8 de setembro de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal