Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia20 de dezembro de 2018Representação em Portugal2 min de leitura

Comissão Europeia distingue quatro projetos portugueses

A Comissão Europeia anunciou hoje mais uma leva de resultados do Instrumento PME para apoiar 283 projetos inovadores, dos quais quatro em Portugal, ao abrigo do projeto-piloto do Conselho Europeu de Inovação (CEI).

Carlos Moedas

Por ocasião da divulgação da lista de beneficiários, Carlos Moedas, Comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, responsável pelo programa Horizonte 2020 que financia o Instrumento PME, disse: «Apoiar a inovação disruptiva e, através dela, o crescimento económico e a criação de novos produtos e serviços e consequentemente novos postos de trabalho é o foco do Conselho Europeu de Inovação (CEI). Até hoje, já apoiámos, no CEI, 1276 projetos, financiados em mais de 730 milhões de euros. Este é um apoio muito importante para os europeus que continuam a apostar na inovação. E os quatro projetos portugueses agora premiados em Portugal são provas de que, quando apostam na inovação, os portugueses conseguem ser exemplos de excelência neste domínio.»

Projetos apoiados em Portugal:

  • LOQR, da empresa Loqr, de Braga, que desenvolveu um sistema seguro de identificação digital (Fase 1 do Instrumento PME - 50 mil euros);
  • ClarifyLupus, da Clarify Analytical, de Évora, que desenvolveu um teste que permite diagnosticar a doença do lúpus numa fase inicial (Fase 1 do Instrumento PME - 50 mil euros);
  • SpartWISE, da empresa Spartax Chemicals, de Ramada, que desenvolveu uma produção em larga escala de esparteína (Fase 1 do Instrumento PME - 50 mil euros);
  • VECTRACK, do qual é parceiro o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que desenvolveu um sistema de observação terrestre de doenças vectoriais (Processo Acelerado para a Inovação - 1,5 milhões de euros).

Contexto:

Na Fase 1 do Instrumento PME, cada projeto recebe 50 000 euros para esboçar um plano de negócio. Já no Processo Acelerado para a Inovação, os projetos recebem cerca de 2 milhões de euros para tecnologias inovadoras, conceitos e modelos de negócio próximos do mercado. Todos os projetos apoiados têm acesso a serviços gratuitos de aceleração e formação empresarial.

O Instrumento PME e o Processo Acelerado para a Inovação são hoje uma parte central do projeto-piloto do CEI, focado em produtos, serviços, processos e modelos de negócio inovadores que abram novos mercados. Até 2020, o projeto-piloto do CEI vai distribuir 2,7 mil milhões de euros a inovações revolucionárias, sob alçada do Horizonte 2020.

Mais informações:

Lista de beneficiários: Fase 1 do Instrumento PME

Lista de beneficiários: Fase 2 do Instrumento PME

Lista de beneficiários: Processo Acelerado para a Inovação

Mapa dos projetos financiados através o Instrumento PME

Mapa dos projetos financiados através do Processo Acelerado para a Inovação

Página web do Conselho Europeu de Inovação

Informação detalhada

Data de publicação
20 de dezembro de 2018
Autor/Autora
Representação em Portugal