Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia11 de junho de 2019Representação em Portugal

Comissão Europeia junta-se ao Ministro Manuel Heitor na apresentação do “Minho Advanced Computing Centre – MACC” e do primeiro supercomputador em Portugal

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, intervém na sessão de apresentação e discussão da estratégia nacional de computação avançada e a sua articulação no contexto europeu, esta quarta-feira, dia 12 de junho, a...

Supercomputadores europeus

A sessão conta com a presença e a intervenção do Diretor-Geral Adjunto da Direção-Geral das Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias “DG Connect” da Comissão Europeia, Khalil Rouhana.

Na semana passada, a Comissão Europeia anunciou que Portugal e Espanha tinham sido dois dos países vencedores do concurso da iniciativa “EuroHPC- European High Performance Computing”, o qual pretende reforçar significativamente a capacidade Europeia neste fundamental recurso digital de apoio à investigação científica e tecnológica. Portugal e Espanha venceram o concurso que visa a instalação, em ambos os países, de infraestruturas de supercomputação, o que permitirá reforçar a “Rede Ibérica de Computação Avançada – RICA” e a capacidade europeia neste domínio, e que se concretizará:

• na instalação de um supercomputador do tipo “pre-exascale” no Barcelona Supercomputing Center – Centro Nacional de Supercomputación (BSC/CNS), cuja participação portuguesa representa cerca de 10% do respetivo consórcio que também inclui a Turquia e a Croácia e é apoiado pela Irlanda.

• na instalação no MACC - Minho Advanced Supercomputing Center” de um outro supercomputador do tipo “petascale”, numa candidatura apoiada pelo BSC/CNS.

Durante a sessão desta quarta-feira será apresentado o processo de arranque do “Minho Advanced Computing Centre – MACC” e do primeiro supercomputador em Portugal, assim como das perspetivas de desenvolvimento da iniciativa Europeia “EuroHPC”.

A sessão será transmitida em https://videocast.fccn.pt/live/fccn/rnca.

Informação detalhada

Data de publicação
11 de junho de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal