A Comissão Europeia, em colaboração com seis universidades europeias e duas associações de jornalistas, lança o curso online aberto a todos (MOOC) intitulado "Cobrir a Política de Coesão na Europa" (Covering Cohesion Policy in Europe).
O curso tem o objetivo de colmatar lacunas na educação na área do jornalismo e promover o conhecimento sobre a política de coesão e os seus benefícios para as regiões e cidades europeias. Destina-se a estudantes de jornalismo, a profissionais e a qualquer pessoa interessada em assuntos da União Europeia.
A comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira afirmou: «Este MOOC traz o mundo da política de coesão para uma sala de aula perto das pessoas. É um excelente exemplo de cooperação pan-europeia entre universidades e mostra o que pode ser alcançado quando trabalhamos em conjunto. Espero que muitos estudantes de jornalismo participem no curso e se sintam inspirados a falar sobre o papel da política de coesão no crescimento sustentável, equilibrado e a longo prazo em toda a UE.»
Em 2022, a Comissão lançou um convite à apresentação de propostas no valor de 1 milhão de EUR para criar um curso focado na política de coesão. A proposta vencedora foi desenvolvida por um consórcio de instituições, incluindo a Universidade Técnica de Dortmund (Alemanha), a Universidade do Porto (Portugal), a Universidade de Wrocław (Polónia), a Universidade Babeș-Bolyai de Cluj-Napoca (Roménia), a Universidade Aristóteles de Salónica (Grécia) e a Universidade AP de Antuérpia (Bélgica), juntamente com várias organizações de jornalistas.
O MOOC é uma plataforma de e-learning gratuita e interativa disponível em todas as línguas da UE. Abrange áreas-chave como a governação da UE, a política de coesão, as ferramentas disponíveis para encontrar dados sobre a UE, a comunicação de informações transfronteira e o jornalismo digital. Estruturado em 14 módulos, o curso abrange um semestre completo e pode ser acedido através desta página.
Informação detalhada
- Data de publicação
- 22 de outubro de 2024
- Autor/Autora
- Representação em Portugal