Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia19 de maio de 2020Representação em Portugal2 min de leitura

Comissão mobiliza montante suplementar para estimular a investigação sobre o coronavírus

A Comissão mobilizou mais 122 milhões de euros do seu programa de investigação e inovação Horizonte 2020 para a investigação sobre o coronavírus, urgente e necessária. O novo convite à manifestação de interesse enquadra-se no compromisso assumido...

Coronavírus

Este novo convite vem na sequência de uma série de ações de investigação e inovação financiadas pela UE para combater o coronavírus e complementa ações anteriores destinadas a desenvolver testes de diagnóstico, tratamentos e vacinas, reforçando a capacidade para produzir e implantar soluções facilmente disponíveis, com vista a satisfazer rapidamente as necessidades mais prementes. Visa também perceber melhor qual o impacto comportamental e socioeconómico da epidemia.

Os projetos financiados no âmbito deste convite à apresentação de propostas devem visar a reorientação da produção para o fabrico rápido de material e equipamento médico essencial, necessário para realizar testes e para tratar e prevenir a doença, bem como o desenvolvimento de tecnologias médicas e ferramentas digitais para melhorar a deteção, a vigilância e a prestação de cuidados aos doentes.

Os novos projetos de investigação podem beneficiar de grandes grupos de doentes (coortes) em toda a Europa. Um maior conhecimento do impacto comportamental e socioeconómico da epidemia causada pelo coronavírus pode ajudar a melhorar as estratégias de tratamento e prevenção.

O prazo para a apresentação das propostas termina em 11 de junho de 2020, visando o convite a obtenção rápida de resultados. A Europa e o mundo em geral necessitam urgentemente de soluções inovadoras para conter e atenuar o surto e prestar melhores cuidados aos doentes, sobreviventes, grupos mais vulneráveis, pessoal de primeira linha de saúde e respetivas comunidades. É por esta razão que a Comissão pretende que os trabalhos de investigação comecem o mais rapidamente possível, prevendo prazos mais curtos do que é habitual para a elaboração das manifestações de interesse e a respetiva avaliação.

Em conformidade com os princípios que regem a Resposta Mundial ao Coronavírus, as novas soluções devem estar disponíveis e ser acessíveis a todos. A fim de assegurar uma rápida utilização das conclusões e dos resultados, a Comissão incluirá cláusulas que preveem uma partilha rápida de dados nas convenções de subvenção que resultarem do novo convite à manifestação de interesse.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
19 de maio de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal