Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia31 de maio de 2023Representação em Portugal1 min de leitura

Comissão propõe garantia dos direitos dos adultos que necessitam de proteção em situações transfronteiriças

dia da europa 9 de maio leiria

Em reunião do Colégio, a Comissão propõe hoje novas regras destinadas a garantir a manutenção da proteção dos adultos em situações transfronteiriças, respeitando o seu direito à autonomia individual, incluindo a liberdade de escolha, quando se mudam para a UE.

As propostas abrangem adultos que, devido a uma deficiência ou insuficiência das suas capacidades pessoais, não estão em condições de defender os seus próprios interesses. O regulamento proposto introduz um conjunto simplificado de regras que serão aplicáveis na UE, em especial para determinar o tribunal competente, a lei aplicável, as condições em que uma medida estrangeira ou os poderes de representação estrangeiros devem ser concretizados e a forma como as autoridades podem cooperar.

A proposta de decisão do Conselho prevê um quadro jurídico uniforme para a proteção dos adultos que envolva países terceiros. Obriga todos os Estados-Membros a aderirem à Convenção sobre a Proteção dos Adultos de 2000 ou a continuarem a ser partes nela.

Mais informações no comunicado de imprensa, no documento com perguntas e respostas e na conferência de imprensa do comissário Reynders.

Informação detalhada

Data de publicação
31 de maio de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal