
A comissária europeia do Ambiente, Resiliência Hídrica e Economia Circular Competitiva, Jessika Roswall, estará esta terça-feira, dia 22 de julho, em Portugal para uma visita oficial centrada na Estratégia Europeia de Resiliência Hídrica.
A visita da comissária sublinha o papel fundamental das autoridades regionais e locais na execução das políticas europeias de proteção ambiental, pelo que estão previstas reuniões institucionais e visitas de terreno com o objetivo de promover o diálogo e a cooperação em matéria de gestão sustentável da água.
A comissária Roswall tem encontros marcados, em Lisboa, com a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. Estão também previstas reuniões com representantes da sociedade civil eempreendedores nacionais e ainda visitas técnicas à Fábrica de Água de Alcântara e às infraestruturas do Plano Geral de Drenagem de Lisboa.
«A água é um assunto muito importante para Portugal, face às alterações climáticas e ao aumento dos fenómenos meteorológicos extremos. Quase 70 % dos portugueses consideram que as duas maiores ameaças são as alterações climáticas e a seca, com 85 % a apoiar a ação da UE para responder aos problemas no domínio da água. A nível europeu, acabámos de adotar a Estratégia Europeia de Resiliência Hídrica, a fim de pôr a água no topo das prioridades políticas. Precisamos de uma mudança de mentalidade porque já não podemos tratar a água como um dado adquirido. Encaro com grande expectativa a oportunidade de trabalhar com as autoridades portuguesas para enfrentar este desafio em conjunto», afirmou a Comissária Jessika Roswall.
A Comissária tem ainda prevista uma reunião na Assembleia da República com os elementos das comissões parlamentares dos assuntos europeus e do ambiente.
Esta visita insere-se no compromisso da Comissão Europeia de realizar consultas em todos os Estados-Membros, envolvendo diferentes níveis da sociedade, para garantir que as políticas europeias respondem eficazmente aos desafios locais e regionais.
Informação detalhada
- Data de publicação
- 21 de julho de 2025
- Autor/Autora
- Representação em Portugal