Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia2 de abril de 2019Representação em Portugal

Comissária Thyssen em Portugal para co-presidir à 4ª Conferência Interministerial da União para o Mediterrâneo

Marianne Thyssen, Comissária europeia para o Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, está em Cascais de 1 a 3 de abril. Thyssen junta-se a representantes de 43 Estados-membros da União para o Mediterrâneo (UfM) para dar um novo...

Comissária europeia Marianne Thyssen

A Conferência Ministerial é co-presidida por Marianne Thyssen e por Samir Said Murad, Ministro do Trabalho da Jordânia. É anfitrião José Vieira da Silva, Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, na presença de Nasser Kamel, Secretário Geral da União para o Mediterrâneo.

Na região euro-mediterrânica, o desemprego dos jovens é duas vezes superior ao desemprego dos adultos. Se considerarmos apenas a costa do sul do Mediterrâneo, os jovens têm até três vezes mais chances do que os adultos de estar desempregados. As mulheres continuam a estar sub-representadas no mercado de trabalho devido a barreiras persistentes e a uma lacuna existente entre os esforços legislativos e a implementação real. Com o objetivo de discutir estes desafios, a Conferência abrange dois eventos paralelos: uma Conferência Ministerial de Políticas sobre «Emprego, competências e oportunidades para todos» e uma Reunião Ministerial.

Os seguintes eventos são abertos à imprensa:

2 de abril às 10h: Abertura da Conferência “Emprego, competências e oportunidades para todos”.
- Boas-vindas por José António Vieira da Silva, Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Portugal
- Discurso de António Costa, Primeiro Ministro, Portugal
- Discurso de abertura por Marianne Thyssen, Comissária europeia para o Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral
- Discurso de abertura por Samir Said Murad, Ministro do Trabalho, Jordânia
- Discurso de abertura por Nasser Kamel, Secretário-Geral da União para o Mediterrâneo

3 de abril às 13h: Intervenções após a adoção da Declaração Ministerial e Encerramento da Reunião Ministerial pelo Ministro Said Murad, a Comissária Thyssen, o Secretário Geral da UfM, Kamel e o Ministro Vieira da Silva.

3 de abril, às 13h30: Conferência de imprensa com a Comissária Thyssen, com o Ministra Vieira da Silva, com o Ministro Said Murad e com o Secretário Geral da UfM, Kamel.

Contactos para jornalistas [relativos à Comissária europeia Marianne Thyssen]:
Natasja BOHEZ RUBIANO - Natasja [dot] BOHEZ-RUBIANOatec [dot] europa [dot] eu (Natasja[dot]BOHEZ-RUBIANO[at]ec[dot]europa[dot]eu)
Raquel PATRÍCIO GOMES - +351 933 323 636 - raquel-maria [dot] patricio-gomesatec [dot] europa [dot] eu (raquel-maria[dot]patricio-gomes[at]ec[dot]europa[dot]eu)

Informação detalhada

Data de publicação
2 de abril de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal