Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia30 de julho de 2019Representação em Portugal3 min de leitura

Comissário Stylianides em Portimão

Christos Stylianides, Comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crise, está em Portimão a 1 e 2 de agosto para um conjunto de visitas, um Diálogo com os Cidadãos e para inaugurar a exposição «EU Saves Lives».

Comissário europeu Christos Stylianides

«Dois anos depois e após ter visitado 13 cidades europeias, a iniciativa «EU Saves Lives» faz a sua paragem final em Portimão, marcando com êxito o fim da iniciativa da UE «EU Saves Lives», que enriqueceu o entendimento das pessoas sobre a UE e aproximou a resposta de emergência da União dos nossos cidadãos. Estou muito satisfeito pela oportunidade de falar diretamente com os cidadãos de Portimão sobre a nossa Europa da solidariedade, uma Europa que protege e salva vidas», declara o Comissário Stylianides.

No dia 1 de agosto, às 15h00, o Comissário Stylianides, acompanhado por Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão, visita o Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro, onde se encontra instalado o posto de controlo do sistema de aviso à população para o risco de tsunamis que está a ser instalado na costa de Portimão e onde serão apresentados os esforços portugueses feitos para montar sistemas de aviso e alerta e medidas de prevenção. O Comissário passará ainda pelo quartel de bombeiros, cujos trabalhos de melhoria em curso são financiados pelo fundo de coesão da União Europeia (Rua dos Bombeiros Voluntários de Portimão, 8500-649 Portimão). Às 16h45, tem início a visita ao posto de comando instalado no festival «Afro Nation» (praia da Rocha).

Às 18h30, o Comissário Stylianides é um dos oradores do Diálogo com os Cidadãos sobre proteção civil e o rescEU, junto a Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, Isilda Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Portimão, e Richard Marques, Coordenador Municipal de Proteção Civil. O Diálogo decorre entre as 18h30 e as 20h00 na zona ribeirinha, em frente ao Museu de Portimão, e é aberto ao público e de participação gratuita, permitindo aos cidadãos participar ativamente na troca de ideias e fazer perguntas aos oradores.

No dia 2 de agosto, entre as 10h00 e as 13h00, o Comissário Stylianides, o Ministro Cabrita, a Presidente Isilda Gomes e os vários membros da comissão municipal de proteção civil participam em várias visitas na freguesia de Mexilhoeira Grande:

10h15 – Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP)

11h00 – Trabalhos de prevenção estrutural no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios

11h15 – Implementação, no território municipal, dos Programas «Aldeia Segura» e «Pessoas Seguras»

11h30 – Meios e recursos do dispositivo de resposta, preposicionados em locais estratégicos do concelho

12h00 – Recursos tecnológicos de comando e controlo, bem como de apoio à decisão

O ponto de encontro é às 10h00 no Portimão Arena, Parque de Feiras e Exposições de Portimão, Caldeira do Moinho, 8500-726 Portimão – de onde sai um autocarro. Os jornalistas são convidados a seguir neste autocarro que os leva para todos os locais de visita e que regressará ao ponto de encontro cerca das 13h00.

Mais tarde na sexta-feira, 2 de agosto, às 18h30, o Comissário Stylianides participa na inauguração da exposição itinerante «EU Saves Lives» no Aqua Shopping de Portimão (rés do chão) que conta com a participação da atriz Miriam Vieira.

O evento é aberto ao público e inclui uma conversa entre o Comissário Stylianides, o Ministro Eduardo Cabrita, a Presidente Isilda Gomes, Francisco George, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa e o Sargento António Vieira (GNR e participante em missões Frontex), moderada pela jornalista Catarina Marques Rodrigues.

Esta conversa é seguida do momento de inauguração e declarações à imprensa, pelas 19h45.

A exposição, de entrada gratuita, estará no centro comercial Aqua Shopping Centre, em Portimão, de 2 a 11 de agosto de 2019. O pavilhão de realidade virtual inclui o teste «Como reagir em caso de emergência» e informação sobre as missões globais de ajuda humanitária da União Europeia. Mais informações no evento no Facebook.

Todos os eventos em ambos os dias são abertos à imprensa. Para mais informação, contactar Rita Fortunato Baptista (966 822 590).

Informação detalhada

Data de publicação
30 de julho de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal