Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia4 de agosto de 2021Representação em Portugal1 min de leitura

Coronavírus: A Comissão aprova novo contrato para uma potencial vacina COVID-19 com Novavax

A Comissão Europeia aprovou hoje o seu sétimo Acordo de Compra Avançada (APA) com uma empresa farmacêutica para assegurar o acesso a uma potencial vacina contra a COVID-19 no quarto trimestre de 2021 e em 2022.

Centro de Conhecimento para combater o cancrocancreo

Ao abrigo deste contrato, e uma vez aprovada pela EMA como segura e eficaz, os Estados-membros poderão adquirir até 100 milhões de doses da vacina Novavax, com uma opção para 100 milhões de doses adicionais ao longo de 2021, 2022, e 2023. Os Estados-membros também poderão doar vacinas a países de rendimento baixo e médio ou redireccioná-las para outros países europeus.

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou: "À medida que novas variantes do coronavírus se espalham pela Europa e pelo mundo, este novo contrato com uma empresa que já está a testar com sucesso a sua vacina contra estas variantes é uma salvaguarda adicional para a protecção da nossa população. Reforça ainda mais o nosso vasto portfólio de vacinas, em benefício dos europeus e dos nossos parceiros em todo o mundo".

Stella Kyriakides, Comissária para a Saúde e Segurança Alimentar, afirmou: "As vacinas na UE estão a avançar e estamos mais próximos do nosso objectivo de 70% de cidadãos totalmente vacinados até ao final do verão. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para assegurar que as nossas vacinas continuem a chegar aos cidadãos na Europa e em todo o mundo, para pôr fim à pandemia o mais rapidamente possível".

Mais informações no comunicado de imprensa online

Informação detalhada

Data de publicação
4 de agosto de 2021
Autor/Autora
Representação em Portugal