
Ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, a UE está a apoiar o repatriamento de europeus retidos no estrangeiro, financiando até 75 % dos custos destas operações e permitindo que milhares de cidadãos regressem ao seu país.
A Comissão Europeia criou ainda o instrumento SURE de 100 mil milhões de euros, cujo principalmente objetivo consiste em apoiar a manutenção dos postos de trabalho e a remuneração dos trabalhadores. A União Europeia forneceu ainda equipamentos médicos e de proteção individual.
Consciente da necessidade urgente da criação de uma vacina, a Comissão investiu em projetos de investigação para encontrar uma vacina e um tratamento o mais rapidamente possível e organizou uma Conferência Global de Doadores, através da qual foi possível arrecadar biliões de euros.
E, para que a recuperação seja um alicerce para um futuro melhor, estão a ser lançadas várias iniciativas, que vão do Plano de Recuperação de 750 mil milhões de euros a planos setoriais para o turismo e para o ambiente e o digital. São alguns de muitos outros exemplos do que a UE fez e continuará a fazer nesta crise.
Ligações úteis:
- Sítio Web «Resposta à crise do coronavírus»
- Sítio Web da UE contra a desinformação
Informação detalhada
- Data de publicação
- 21 de abril de 2020
- Autor/Autora
- Representação em Portugal