Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Ficha informativa21 de abril de 2020Representação em Portugal

Coronavírus: a União Europeia não está a fazer nada?!

Apesar de as competências da União Europeia no domínio da saúde pública se limitarem ao apoio, coordenação e complemento de ações nacionais - conforme desejo dos Estados-Membros, UE tem desempenhado um papel crucial no combate ao coronavírus, direta...

Coronavírus: a União Europeia não está a fazer nada! Será?

Ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, a UE está a apoiar o repatriamento de europeus retidos no estrangeiro, financiando até 75 % dos custos destas operações e permitindo que milhares de cidadãos regressem ao seu país.

A Comissão Europeia criou ainda o instrumento SURE de 100 mil milhões de euros, cujo principalmente objetivo consiste em apoiar a manutenção dos postos de trabalho e a remuneração dos trabalhadores. A União Europeia forneceu ainda equipamentos médicos e de proteção individual.

Consciente da necessidade urgente da criação de uma vacina, a Comissão investiu em projetos de investigação para encontrar uma vacina e um tratamento o mais rapidamente possível e organizou uma Conferência Global de Doadores, através da qual foi possível arrecadar biliões de euros.

E, para que a recuperação seja um alicerce para um futuro melhor, estão a ser lançadas várias iniciativas, que vão do Plano de Recuperação de 750 mil milhões de euros a planos setoriais para o turismo e para o ambiente e o digital. São alguns de muitos outros exemplos do que a UE fez e continuará a fazer nesta crise.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
21 de abril de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal