Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Ficha informativa3 de julho de 2020Representação em Portugal1 min de leitura

A COVID-19 foi criada em laboratório? MITO!

Cuidado com as teorias da conspiração. De facto, parece ser mais fácil responsabilizar alguém ou um país por um problema global. Não precisamos de estar muito atentos para ouvirmos falar de teorias que criam convenientemente um bode expiatório para a

bolas de bruxelas

Contudo, se verificarmos com atenção, todas elas parecem pouco prováveis ou credíveis. Se já se deparou com isto, é melhor pensar duas vezes antes de acreditar nelas.

De um modo geral, as teorias da conspiração são extremamente cativantes e baseiam-se numa resposta demasiado simples e direta a uma questão complexa, como, por exemplo, afirmar que a covid-19 foi criada em laboratório.

A desinformação sobre a forma como esta doença teve origem pode facilmente comprometer redes de apoio internacionais vitais. Até à data, não existem provas de que o coronavírus tenha sido fabricado pelo Homem. A doença COVID-19 é causada por uma estirpe do coronavírus denominado SARS-CoV-2. Os coronavírus causam doenças respiratórias e podem ser transmitidos ao ser humano por animais.

Embora seja importante e necessário fazer determinadas perguntas sobre a forma como o surto foi comunicado e tratado, temos de compreender que, com base no que sabe até à data, este acontecimento é totalmente natural.

Em alturas de crise é ainda mais importante estar atento e não se deixe levar por estas soluções demasiado simplistas e falsas para tentar compreender esta crise sanitária tão complexa.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
3 de julho de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal