Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia22 de fevereiro de 2022Representação em Portugal1 min de leitura

Declaração da presidente da Comissão Europeia e do presidente do Conselho Europeu sobre a agressão da Rússia contra a Ucrânia

«A decisão da Federação Russa de reconhecer como entidades independentes e enviar tropas russas para determinadas zonas das regiões ucranianas de Donetsk e Luhansk é ilegal e inaceitável.»

Ucrânia

«A decisão da Federação Russa de reconhecer como entidades independentes e enviar tropas russas para determinadas zonas das regiões ucranianas de Donetsk e Luhansk é ilegal e inaceitável. Viola o direito internacional, a integridade territorial e a soberania da Ucrânia, os compromissos internacionais da própria Rússia e intensifica ainda mais a crise. Ambos os presidentes louvam a inquebrantável unidade dos Estados-Membros e a sua determinação em reagir com robustez e rapidez às ações ilegais da Rússia, em estreita coordenação com os parceiros internacionais. Realiza-se hoje, às 16 horas [CET], uma reunião informal dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, presidida pelo alto representante. Seguidamente, será formalmente apresentado um primeiro pacote de sanções, ainda hoje». A declaração completa está disponível aqui.

Informação detalhada

Data de publicação
22 de fevereiro de 2022
Autor/Autora
Representação em Portugal