Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia8 de setembro de 2020Representação em Portugal

Declaração à imprensa da presidente Ursula von der Leyen sobre a composição do Colégio

Ontem entrevistei os candidatos apresentados pelo Governo irlandês para o cargo de comissário, Mairead McGuinness e Andrew McDowell. Ambos os candidatos demonstraram um grande compromisso para com a União Europeia e a função de comissário — são...

Ursula von der Leyen

Na sequência destas entrevistas, decidi propor ao Conselho e ao Parlamento Europeu a nomeação de Mairead McGuinness para o cargo de comissária. Será responsável pelos serviços financeiros, a estabilidade financeira e a União dos Mercados de Capitais. O vice-presidente executivo Valdis Dombrovskis assumirá a responsabilidade pela pasta do Comércio e continuará a ser o representante da Comissão no Eurogrupo, a par do comissário Gentiloni.

Mairead McGuinness tem uma experiência política significativa sobre os temas da UE. É deputada europeia desde 2004 e ocupa atualmente o cargo de primeira vice-presidente do Parlamento Europeu. Esta experiência é crucial para fazer avançar a agenda política do setor financeiro da UE e assegurar que apoia e reforça as principais prioridades da Comissão, nomeadamente a dupla transição ecológica e digital.

Gostaria de expressar o meu agradecimento a Andrew McDowell pela sua candidatura e desejo-lhe muito sucesso para o futuro.

Muito obrigada.

Informação detalhada

Data de publicação
8 de setembro de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal