Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia6 de junho de 2019Representação em Portugal4 min de leitura

DiscoverEU: Mais 20 000 jovens têm a oportunidade de explorar a Europa

Cerca de 95 000 jovens candidataram-se à terceira edição desta nova iniciativa da UE para a juventude. Foram selecionados perto de 20 000 jovens com 18 anos de idade para receber um passe DiscoverEU. Poderão viajar durante um máximo de 30 dias, entre...

discoverEU

A terceira edição da iniciativa DiscoverEU suscitou o interesse de perto de 95 000 jovens de todos os Estados-Membros da UE, que tiveram a possibilidade de se candidatar ao longo de duas semanas, até 16 de maio de 2019. Foram selecionados cerca de 20 000 jovens europeus com base em critérios de seleção e tendo em conta as quotas estabelecidas para cada Estado-Membro da UE.

O Comissário Tibor Navracsics, responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto, afirmou: «A iniciativa DiscoverEU celebra este mês o seu primeiro aniversário. Num ano, cerca de 275 000 jovens europeus candidataram-se a participar nesta experiência, e cerca de 50 000 obtiveram um passe. Orgulho-me de ver que cada vez mais jovens estão a explorar a riqueza da nossa história e da nossa cultura, fazendo novas amizades além-fronteiras, tornando-se mais independentes e autossuficientes, partilhando experiências e emoções e, em última análise, a conhecerem-se a si mesmos.»

Os vencedores da terceira edição de candidaturas serão agora contactados para que possam reservar as suas viagens. Poderão viajar, sozinhos ou em grupos de, no máximo, cinco pessoas entre 1 de agosto de 2019 e 31 de janeiro de 2020, por um período que pode ir até 30 dias. Na sua maioria, irão viajar de comboio, já que só poderão usar outros meios de transporte alternativos em casos excecionais.

Para além do passe, os participantes receberão apoio técnico e orientações sobre temas como as viagens sustentáveis e o que significa ser um embaixador DiscoverEU. Serão convidados a apresentar um relatório sobre as suas experiências, por exemplo, através de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Twitter, ou através de uma apresentação na sua escola ou na sua comunidade local. Poderão também entrar em contacto com outros viajantes através das redes sociais e partilhar as suas histórias.

Os participantes serão igualmente convidados a participar nas primeiras reuniões da iniciativa DiscoverEU que terão lugar em vários locais na Europa e que se focarão em temas específicos como a sustentabilidade ou o património cultural. A primeira reunião terá lugar em Nijmegen (Países Baixos), em 12 e 13 de julho, focando-se na sustentabilidade.

A Comissão tenciona lançar a próxima edição de candidaturas antes do final do ano, disponibilizando mais 20 000 passes de viagem.

Contexto

A iniciativa DiscoverEU é uma experiência de viagem simples e acessível, destinada a jovens ou a pequenos grupos de jovens, incluindo os oriundos de meios desfavorecidos. Dá aos jovens de 18 anos a possibilidade de conhecer o património e a diversidade culturais da Europa, estabelecer contacto com outros jovens e descobrir a sua identidade europeia. A iniciativa foi lançada em junho de 2018 na sequência de uma proposta de ação preparatória do Parlamento Europeu, com uma dotação de 12 milhões de euros para 2018.

As primeiras duas edições de candidaturas deram a mais de 30 000 jovens a oportunidade de viajar por toda a Europa. Para 2019, o Parlamento Europeu aprovou um orçamento de 16 milhões de euros para a iniciativa DiscoverEU. A Comissão tenciona lançar a próxima edição de candidaturas antes do final de 2019. As datas precisas e outras informações serão publicadas oportunamente no Portal Europeu da Juventude.

Tendo em conta o interesse demonstrado pelos jovens viajantes pela iniciativa DiscoverEU, a Comissão está a trabalhar no sentido de a melhorar com base nas reações dos viajantes e das principais partes interessadas. As reações já recebidas, de cerca de 5500 participantes da primeira edição, mostram que a iniciativa DiscoverEU é considerada uma experiência de aprendizagem valiosa e inclusiva, que contribui para a participação cívica, o crescimento pessoal e o desenvolvimento de competências. As viagens dão aos jovens a oportunidade de adquirir autoconfiança e de desenvolver competências essenciais, como as competências linguísticas e interculturais, a capacidade de adaptação, a resiliência, as competências interpessoais, a resolução de problemas ou as competências organizacionais e de criação do espírito de equipa. Dois terços referiram que não teriam podido pagar o passe da viagem sem a iniciativa DiscoverEU. Para alguns participantes, foi a primeira vez que viajaram sozinhos, sem os pais ou tutores.

Em maio de 2018, a Comissão propôs 700 milhões de EUR para a iniciativa DiscoverEU ao abrigo do futuro programa Erasmus no âmbito do próximo orçamento de longo prazo da UE (2021-2027). Se o Parlamento Europeu e o Conselho aprovarem a proposta, mais 1,5 milhões de jovens de 18 anos poderão viajar durante esse período de sete anos.

Para mais informações

P&R DiscoverEU

Ficha informativa com a repartição dos candidatos e dos participantes por país

Portal Europeu da Juventude

Ficha de informação sobre o tema «Investir na juventude»

Informação detalhada

Data de publicação
6 de junho de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal