Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia29 de novembro de 2019Representação em Portugal2 min de leitura

Estado da Saúde na UE de 2019

Os relatórios que retratam o perfil dos sistemas de saúde em 30 países foram divulgados juntamente com o relatório de acompanhamento, que apresenta algumas das maiores tendências na transformação dos sistemas de saúde, e retira conclusões essenciais...

Estado da Saúde na UE

Os perfis de saúde por país fazem uma análise aprofundada dos sistemas de saúde, contemplando a saúde da população e os fatores de risco importantes, bem como a eficácia, a acessibilidade e a resiliência dos sistemas de saúde em cada Estado-Membro da UE.

O relatório de acompanhamento revela algumas das maiores tendências a nível da transformação dos nossos sistemas de saúde:

• A hesitação em vacinar é uma importante ameaça para a saúde pública em toda a Europa, que pode ser combatida através da melhoria da literacia no domínio da saúde, da luta contra a desinformação e da participação ativa dos profissionais do setor da saúde.

• A transformação digital da promoção da saúde e da prevenção de doenças pode produzir vencedores e vencidos. As pessoas que mais beneficiariam da saúde móvel e de outras ferramentas digitais podem ser as menos suscetíveis a ter um acesso fácil a elas.

• As lacunas na acessibilidade dos cuidados de saúde continuam ainda a ser uma realidade na UE. Tanto as necessidades clínicas como as características socioeconómicas dos doentes devem ser tidas em conta aquando da avaliação do acesso aos cuidados de saúde e dos seus muitos obstáculos.

• As inovações a nível da combinação de competências entre a mão de obra no setor da saúde revelam um grande potencial para aumentar a resiliência dos sistemas de saúde. Há exemplos promissores de transferência de tarefas entre os profissionais da saúde em toda a UE, especialmente em termos de um reforço do papel dos enfermeiros e dos farmacêuticos.

• O ciclo de vida dos medicamentos revela uma ampla margem para a cooperação entre os Estados-Membros na garantia de terapias seguras, eficazes e a preços acessíveis, o que inclui tudo, de uma despesa racional à prescrição responsável.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
29 de novembro de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal