Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia19 de setembro de 2019Representação em Portugal

#EUBeachCleanUp

Nas praias da Europa e do mundo, o pessoal da UE está a juntar-se às comunidades locais para recolher lixo marinho, como parte da campanha #EUBeachCleanUp.

#EUBeachCleanUp

Lançada em 19 de agosto, a campanha deste ano decorrerá até outubro, tendo o seu ponto culminante no dia 21 de setembro, Dia Internacional para a Limpeza Costeira, com ações realizadas em mais de 80 países, em todos os continentes habitados.

Este ano, graças a parcerias inovadoras com as Nações Unidas e os Smurfs, a campanha chega a milhares de cidadãos de todas as idades. O êxito da campanha #EUBeachCleanUp depende da sua combinação de ações de sensibilização - com uma forte presença das redes sociais - e do apelo muito concreto à ação: junta-te a nós na tua praia!

Cada um dos muitos eventos #EUBeachCleanUp que ocorrerão nas próximas semanas permitirá recolher toneladas de lixo dos mares e zonas costeiras que terão como destino instalações locais de gestão de resíduos.

Os eventos são organizados pelas embaixadas da UE e pelas delegações da ONU em todo o mundo, em parceria com autoridades locais, escolas, ONG e empresas privadas. Através da campanha, a UE e os seus parceiros querem envolver o público e aumentar a sensibilização, especialmente entre as crianças e os jovens.

Ao recolher o lixo das praias, as pessoas reconhecerão muitos artigos de utilização única: cotonetes, palhinhas, sacos e talheres de plástico… Participar neste evento pode estimular a mudança de comportamento a longo prazo.

Todos os anos, são despejadas no mar 8 milhões de toneladas de resíduos de plástico e a limpeza das praias não resolverá, por si só, este enorme desafio. A prevenção é fundamental. Foi por este motivo que a UE adotou a comunicação intitulada Uma Estratégia Europeia para os Plásticos na Economia Circular, juntamente com outras medidas legislativas para reduzir a produção e o consumo dos 10 artigos de plástico de utilização única mais frequentemente encontrados como lixo marinho.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
19 de setembro de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal