Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia26 de agosto de 2020Representação em Portugal2 min de leitura

Europa Criativa: convites abertos à apresentação de propostas para avaliação dos setores Cultural e Criativo e para promoção da música europeia

A Comissão Europeia lançou três convites à apresentação de propostas no âmbito do programa Europa Criativa com prazo de submissão a 14 e a 30 de setembro. Os setores cultural e criativo e o ecossistema musical europeu foram fortemente atingidos pela...

mme_call.jpg

As consequências imediatas da crise para o sector foram abordadas com ações de emergência e redes de segurança a diferentes níveis. No entanto, são necessárias medidas adicionais para ajudar o sector a recuperar de uma forma mais sustentável, ajustar-se às novas realidades e tendências emergentes e, em última análise, tornar-se mais resistente.

Estes convites complementam outras iniciativas e esquemas nacionais e comunitários que ajudam a mitigar o impacto negativo da crise da Covid-19 na cultura em geral e na música em particular.

O convite “Measuring EU Cultural and Creative Sectors” é para um projeto-piloto que visa elaborar um quadro estatístico para medir os Sectores Cultural e Criativo na UE. O principal propósito é elaborar, através da investigação proposta, um quadro estatístico para medir os Sectores Cultural e Criativo (CCS) na UE, com base no trabalho e classificação já existentes e planeados do Eurostat. Este quadro vai permitir uma análise estatística regular do potencial económico, cultural e social da CCS na Europa. A documentação necessário encontra-se disponível aqui.

“Measuring EU Cultural and Creative Sectors

Prazo limite de submissão: 14.09.2020

Orçamento total disponível: 350 mil euros destinado a um único projeto, sendo que a percentagem máxima de cofinanciamento de 90%

Duração do projeto: até 24 meses

Entidades elegíveis para o concurso: Entidades coletivas (com personalidade jurídica) e consórcios

Os outros dois convites à apresentação de propostas [call for tender] lançados pela Comissão ocorrem no âmbito da Ação Preparatória “Music Moves Europe” e visam, por um lado promover um contexto mais favorável à exportação da música Europeia num ambiente pós-COVID-19 e, por outro, viabilizar um esquema inovador de apoio de forma a mitigar o impacto gerado pela pandemia no sector musical. Music Moves Europe (MME) é o quadro abrangente para as iniciativas e ações da Comissão Europeia de apoio ao sector europeu da música.

Convocatória "Implementing Steps to Develop and Promote European Music Export"

Prazo limite de submissão: 24.09.2020, 13h00 [CET]

Orçamento total disponível: 400.000 euros, destinada a um único contrato

Duração prevista do projeto: 22 meses

Para informação mais detalhada sobre os objetivos do concurso, acesso direto aqui.
Para aceder a toda a informação e documentação, ver aqui.

Convocatória “Innovative support scheme for a sustainable music ecosystem”

Prazo limite de submissão: 30.09.2020 [os horários diferem de acordo com o meio de entregue, ver "guidelines"]

Orçamento total disponível: 2,5 milhões destinados a um único consórcio, percentagem máxima de cofinanciamento de 90%

Duração máxima do projeto: até 30 meses

Entidades elegíveis para concurso: Consórcio formado com pelos menos duas entidades coletivas (com personalidade jurídica)

Acesso às "guidelines" e restante documentação aqui.

Para esclarecimento de dúvidas para todos estes convites do programa Europa Criativa, contactar: sara [dot] machadoateuropacriativa [dot] eu (sara[dot]machado[at]europacriativa[dot]eu)

Informação detalhada

Data de publicação
26 de agosto de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal