Três em cada quatro europeus concordam que a UE deve reforçar a sua parceria com África e aumentar os investimentos financeiros a fim de criar emprego e assegurar o desenvolvimento sustentável em ambos os continentes.
Além disso, os cidadãos europeus aplaudem os esforços envidados pela UE para promover o investimento privado na cooperação para o desenvolvimento: três em cada quatro europeus consideram que o setor privado tem um papel mais importante a desempenhar no desenvolvimento internacional.
Os cidadãos europeus apoiam os esforços para cumprir a agenda comum de desenvolvimento global no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Quando inquiridos sobre os principais desafios em matéria de desenvolvimento, os cidadãos classificaram os principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pela seguinte ordem de prioridade:
- educação;
- paz e segurança;
- água e saneamento;
- saúde, segurança alimentar e agricultura;
- crescimento económico e emprego;
- direitos humanos.
Mais de sete em cada dez cidadãos da UE afirmam que a assistência financeira é uma forma eficaz de lutar contra a migração irregular e uma proporção igualmente elevada concorda que a prestação de assistência financeira aos países em desenvolvimento contribui para reduzir as desigualdades nesses países.
Um número semelhante de europeus considera que a prestação de assistência financeira aos países em desenvolvimento constitui uma forma eficaz de reforçar a influência da UE a nível mundial.
Ligações úteis:
- Comunicado de imprensa - 23/10/2019
- Eurobarómetro especial 494 - "Cidadãos da UE e cooperação para o desenvolvimento" - 2019
Informação detalhada
- Data de publicação
- 23 de outubro de 2019
- Autor/Autora
- Representação em Portugal