Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia1 de agosto de 2019Representação em Portugal

Fundo de coesão investe 68 milhões de euros para modernizar a linha do Minho

O Fundo de Coesão investe quase 68 milhões de euros no norte de Portugal para modernizar o troço de 92 km da linha ferroviária de via única do Minho, situada entre Nine e Valença, junto à fronteira com Espanha.

Caminho de ferro

O projeto faz parte do corredor ferroviário Porto-Valença-Espanha, que desempenha uma importante função na economia da região.

Além disso, a modernização vai melhorar o conforto, a segurança e a fiabilidade da linha, reduzir o tempo de viagem em cerca de 10 minutos nos comboios internacionais, e apoiar o desenvolvimento do transporte intermodal através da ligação de nós importantes, como o Porto de Leixões, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e as plataformas logísticas.

Este investimento de 68 milhões de euros representa a segunda fase de um projeto de coesão no valor global de 125 milhões de euros. Esta segunda fase inclui a eletrificação da linha e a construção de quatro estações em Midões, Barroselas, Carreço e Carvalha, a fim de permitir a passagem de comboios de mercadorias de maior dimensão.

O troço ferroviário deverá estar operacional em 2021.

Informação detalhada

Data de publicação
1 de agosto de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal