Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia17 de agosto de 2020Representação em Portugal3 min de leitura

Hackathon #SOTEU: inscrições fecham hoje

As inscrições para o Hackathon #SOTEU encerram hoje, 17 de agosto, emhttps://Hackathon-SOTEU.eu. A iniciativa que convida os portugueses a produzirem o seu próprio discurso sobre o Estado da União Europeia numa maratona de desafios e de debates...

hackathon SOTEU

O programa será aberto por Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal, e inclui sessões de keynote com Humberto Delgado Rosa (o Estado da UE visto do Planeta), Mónica Ferro (o Estado da UE visto das Nações Unidas) e Telmo Baltazar (o Estado da UE visto pela Comissão) e uma sobre como contar histórias com impacto com Rodrigo Moita de Deus. Além disso, terá blocos de perguntas e respostas com convidados que vão assumir o papel de desafiadores nos temas que mais acompanham: Ana Luís Andrade, Ana Noronha, André Peralta Santos, Bernardo Ivo Cruz, Diogo Faro, Diogo Queiroz de Andrade, Filipe Caetano, Flávio Nunes, Henrique Burnay,Inês Santos Silva, Joana Gonçalves de Sá, João Vacas, Kim Kreilgaard, Mafalda Dâmaso, Marisa Fernandes, Patrícia Silva, Ricardo Borges de Castro, Rui Tavares Lanceiro, Susana Peralta, e Zita Martins. A apresentação fica a cargo de Inês Faria, atriz e produtora de conteúdos digitais, que animará os participantes a superar as várias etapas práticas e a trabalhar em discursos alternativos e inovadores.

O Hackathon #SOTEU decorre online entre os dias 19 e 21 de agosto e a participação é gratuita e é feita através de inscrição em https://Hackathon-SOTEU.eu. Este evento da Comissão Europeia em Portugal dá a um grupo diverso de participantes a possibilidade de debater e construir o seu SOTEU e partilhar as suas preocupações e propostas sobre a UE para o próximo ano.

Os melhores discursos serão apresentados na sessão de encerramento no dia 21 de agosto entre as 10h00 e as 12h30 a um painel de júri com representantes dos três órgãos de comunicação social que apoiam a iniciativa: José Manuel Fernandes, Observador, Eunice Lourenço, Renascença, e Pedro Pinheiro, TSF. Para quem não conseguir participar, pode assistir à sessão de encerramento em direto e o público terá um papel importante ao votar e contribuir para a escolha dos três vencedores.

Os três discursos vencedores serão difundidos no Observador, na Renascença e na TSF e os seus autores serão convidados a partilhar as suas ideias num evento oficial organizado pela Comissão Europeia em Portugal no dia do SOTEU, 16 de setembro.

O que é o Hackathon #SOTEU

A Comissão Europeia em Portugal criou o Hackathon #SOTEU, uma maratona de construção de discursos alternativos e apelativos sobre o Estado da União Europeia, analisando de forma inovadora os maiores desafios e prioridades para o próximo ano. Ocorre totalmente online em https://Hackathon-SOTEU.eu entre os dias 19 e 21 de agosto (cerca de um mês antes do SOTEU verdadeiro para que as ideias recolhidas possam ser realmente usadas para contribuir para o SOTEU).

Em 48h e num ritmo bastante intenso, os participantes, em equipas ou individualmente, são convidados a refletir sobre a UE, a conversar com peritos de diferentes temas e a superar vários desafios para desenvolver e apresentar o seu próprio discurso SOTEU. Na manhã do último dia, as equipas mais resilientes apresentam os seus discursos a um painel de júri que escolhe os discursos vencedores. Estes serão difundidos através de parcerias media e dos canais da Comissão Europeia em Portugal. É uma iniciativa original da Representação da Comissão Europeia em Portugal no caminho de dar resposta, através de formatos diferentes e disruptivos, à necessidade de envolver os cidadãos ativamente no debate sobre a União Europeia.

O Hackathon SOTEU disponibiliza a todos os portugueses maiores de 18 anos uma oportunidade de contribuir diretamente para o debate europeu – os contributos recolhidos serão compilados pela Comissão Europeia em Portugal e servirão para conhecer melhor os desejos e inquietações dos portugueses.

Informação detalhada

Data de publicação
17 de agosto de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal