Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Ficha informativa22 de abril de 2020Representação em Portugal1 min de leitura

Nada está a ser feito para apoiar as empresas e as PME durante esta crise? MITO!

Foram rapidamente adotadas decisões financeiras de emergência a nível europeu para apoiar os Estados-Membros. Os Governos e Instituições Europeias tomaram decisões num total de perto de 3,4 biliões de euros.

bolas de bruxelas

Fundos importantes, como o Next Generation EU, assegurarão uma recuperação sustentável, inclusiva e equitativa para todos, através de uma ação coordenada que envolve toda a Europa e os países vizinhos.

Antes desta proposta, a Comissão Europeia tinha já criado o SURE, um novo instrumento de solidariedade para ajudar os países a financiar os mecanismos de lay-off e as medidas de apoio aos trabalhadores independentes afetados pela pandemia de coronavírus.

Além disso, os «Fundos Estruturais», que constituem o coração da política de investimento europeia, foram rapidamente mobilizados e flexibilizados para comprar equipamento médico, apoiar as pequenas e médias empresas (PME) e ajudar a conservar postos de trabalho.

Estes esforços ajudaram, no curto prazo, as empresas a ter liquidez, e vão ajudar, no longo prazo, a que as empresas tenham condições para operar e investir num mercado europeu que sairá reforçado.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
22 de abril de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal