Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia9 de março de 2022Representação em Portugal

Next Generation: YOU! - ciclo de conferências abre com debate sobre o papel da União Europeia no mundo

A sessão de abertura do ciclo de conferências Next Generation: YOU! tem lugar às 14h30 de dia10 de março, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Next Generation EU

A sessão de abertura do ciclo de conferências Next Generation: YOU! tem lugar às 14h30 de dia 10 de março, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) em Lisboa, e é dedicada ao tema “Europa Mais Forte – Autonomia Estratégica da União Europeia” incluindo a discussão de temas relacionados com a Geopolítica da Energia, os Desafios ao Multilateralismo, o Smart Power da UE, as Estratégias de Conectividade e a Política de Vizinhança. Pode ser acompanhado aqui e nas contas das redes sociais da Comissão Europeia em Portugal (Facebook, Twitter).

Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal, participa na abertura do evento que conta também com Francisco André, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Ricardo Ramos Pinto, Presidente do ISCSP e Carla Costa, professora catedrática no ISCSP. O debate conta com intervenções de José Costa Pereira, Embaixador junto do Comité Político e de Segurança da UE, e Isabel Santos, deputada ao Parlamento Europeu. O encerramento é feito por Heitor Barras Romana, Presidente do Conselho Científico do ISCSP.

A segunda conferência está agendada para dia 25 de março, no Minho, e será consagrada ao tema “Uma Europa Mais Forte - Políticas de coesão” com a participação da comissária europeia Elisa Ferreira.

O ciclo de conferências Next Generation: YOU! resulta da associação de seis universidades portuguesas - Lisboa, Minho, Beira Interior, Aveiro, Coimbra e Évora – com o objetivo de reunir contributos dos jovens universitários portugueses que traduzam a sua visão e expectativas sobre a evolução da União Europeia.  Contando com o apoio da Representação da Comissão Europeia, os melhores contributos serão apresentados à Conferência sobre o Futuro da Europa e em futuras iniciativas promovidas pelas instituições europeias.

Cada universidade participante realiza uma conferência sobres um dos grandes desafios para a União Europeia: uma Europa mais Forte, mais Coesa, mais Saudável, mais Verde, mais Digital e mais Inclusiva. Em torno destas, desenvolvem-se workshops, onde se discutem e formulam posições e recomendações por parte dos jovens participantes nesta iniciativa. Os estudantes participarão num concurso de posições escritas sobre os temas das conferências. Os 30 finalistas serão convidados pela Comissão Europeia a visitar Bruxelas, onde poderão debater estes e outros temas junto de quem acompanha e delibera sobre os mesmos nas instituições europeias.

O objetivo desta iniciativa é contribuir para uma reflexão e análise equilibrada da atuação da União Europeia em diversas áreas e lançar pistas sobre os desafios que esta enfrentará no futuro, promovendo uma visão informada e abrangente sobre estas matérias por parte dos jovens do nosso país. Estes pontos funcionarão como ponte de partida para debates a nível nacional e internacional que constituem, por sua vez, a base de propostas políticas que serão traduzidas em ações concretas por parte da União Europeia.

Mais informações na página dedicada aqui.

Informação detalhada

Data de publicação
9 de março de 2022
Autor/Autora
Representação em Portugal