Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia14 de outubro de 2019Representação em Portugal

Novas oportunidades em tempo de incertezas económicas globais

Apesar da difícil conjuntura económica mundial, as empresas europeias continuam a aproveitar as oportunidades criadas pela rede comercial da União Europeia, a maior do mundo. As trocas comerciais representam 35 % do produto interno bruto da UE.

Trocas comerciais

Em 2018, 31 % das trocas comerciais da Europa eram abrangidas por esta rede, percentagem que deverá aumentar significativamente (para quase 40 %) à medida que mais acordos comerciais entrem em vigor, de acordo com o relatório anual publicado pela Comissão Europeia sobre a aplicação dos acordos de comércio livre.

As trocas comerciais entre a UE e os seus parceiros em acordos comerciais registaram uma evolução positiva, com um crescimento de 2 % nas exportações e 4,6 % nas importações, com um forte desempenho das exportações de produtos agroalimentares da UE em 2018.

As exportações para fora da UE são responsáveis por mais de 36 milhões de empregos.

A UE registou um excedente de 84,6 mil milhões de euros no comércio de mercadorias com os seus parceiros em acordos comerciais, ao passo que, nas trocas com o resto do mundo, se regista um défice de cerca de 24,6 mil milhões de euros.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
14 de outubro de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal