Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia24 de outubro de 2019Representação em Portugal1 min de leitura

Novo programa para promover a mobilidade dos artistas europeus

Entre abril e setembro de 2019, foram recebidas mais de 3 200 candidaturas de artistas e profissionais da cultura. Com um orçamento de 1 milhão de euros em 2019, o i-Portunus financiou 343 artistas e profissionais da cultura nas artes do espetáculo...

Projeto i-Portunus

A iniciativa experimental i-Portunus, financiada através do programa Europa Criativa da UE, representa um resultado concreto da Nova Agenda Europeia para a Cultura adotada em 2018.

Para serem elegíveis para apoio no âmbito do i-Portunus, os candidatos tinham de demonstrar um objetivo específico e bem definido, como, por exemplo, o estabelecimento de uma colaboração internacional ou o trabalho numa residência artística centrada na produção ou no desenvolvimento profissional no país de destino.

O programa i-Portunus foi particularmente bem acolhido pelos jovens e os artistas emergentes, tendo sido muito positivas as reações dos sectores culturais.

Uma conferência realizada em Bruxelas, em 15 e 16 de outubro, com o objetivo de debater formas de melhorar o programa, reuniu alguns dos artistas participantes, bem como importantes partes interessadas em representação de setores como a música, o teatro, a dança, os festivais e a literatura, e institutos culturais nacionais e internacionais, como a Fundação Europeia da Cultura.

Os resultados dos debates serão tidos em conta nas recomendações que as partes interessadas apresentarão à Comissão no final do projeto.

Em 2020, a Comissão irá investir mais 1,5 milhões de euros em duas experiências semelhantes. Os resultados e as recomendações de todos os programas levados a cabo permitirão definir uma ação de caráter permanente proposta para o próximo programa Europa Criativa 2021-2027.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
24 de outubro de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal