A iniciativa experimental i-Portunus, financiada através do programa Europa Criativa da UE, representa um resultado concreto da Nova Agenda Europeia para a Cultura adotada em 2018.
Para serem elegíveis para apoio no âmbito do i-Portunus, os candidatos tinham de demonstrar um objetivo específico e bem definido, como, por exemplo, o estabelecimento de uma colaboração internacional ou o trabalho numa residência artística centrada na produção ou no desenvolvimento profissional no país de destino.
O programa i-Portunus foi particularmente bem acolhido pelos jovens e os artistas emergentes, tendo sido muito positivas as reações dos sectores culturais.
Uma conferência realizada em Bruxelas, em 15 e 16 de outubro, com o objetivo de debater formas de melhorar o programa, reuniu alguns dos artistas participantes, bem como importantes partes interessadas em representação de setores como a música, o teatro, a dança, os festivais e a literatura, e institutos culturais nacionais e internacionais, como a Fundação Europeia da Cultura.
Os resultados dos debates serão tidos em conta nas recomendações que as partes interessadas apresentarão à Comissão no final do projeto.
Em 2020, a Comissão irá investir mais 1,5 milhões de euros em duas experiências semelhantes. Os resultados e as recomendações de todos os programas levados a cabo permitirão definir uma ação de caráter permanente proposta para o próximo programa Europa Criativa 2021-2027.
Ligações úteis:
Informação detalhada
- Data de publicação
- 24 de outubro de 2019
- Autor/Autora
- Representação em Portugal