Cerca de 100 novos voos já estão neste momento programados (ver o quadro-resumo que é atualizado todos os dias).
A Bélgica, Áustria, Alemanha, Itália, República Checa, Letónia, França, Lituânia, Luxemburgo, Irlanda, Espanha, Portugal e até o Reino Unido organizaram voos ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da UE, em que foram repatriados cidadãos destes países e também de outros Estados-Membros e países terceiros.
A 30 de março, Portugal organizou um voo de repatriamento a partir de Lima, no Peru, em que foram transportados 218 cidadãos da UE e 23 cidadãos de países terceiros. Até ao dia 17 de abril, já tinham sido repatriados 298 cidadãos portugueses graças a este mecanismo. A estes voos adicionam-se ainda os voos organizados pelos países da UE sem recurso a este mecanismo.
A Comissão acompanha de perto as condições sanitárias nos centros de registo de migrantes (ou hotspots) na Grécia. Contribuindo com 37,5 milhões de euros para apoiar o Governo grego a salvaguardar a saúde dos migrantes, para financiar equipas médicas, e as sanitárias desta frágil população.
A Comissão Europeia propôs igualmente que o Fundo de Solidariedade da UE, que, em circunstâncias normais, ajuda os países atingidos por catástrofes naturais, mobilize 800 milhões de euros para apoiar as pessoas afetadas diretamente pela pandemia.
Ligações úteis:
- Sítio Web «Resposta à crise do coronavírus»
- Sítio Web da UE contra a desinformação
Informação detalhada
- Data de publicação
- 22 de abril de 2020
- Autor/Autora
- Representação em Portugal