Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Ficha informativa12 de março de 2020Representação em Portugal1 min de leitura

Os memes vão acabar? MITO!

Não, não, não! Não vamos banir memes! A proposta da Comissão Europeia relativa aos direitos de autor não mata memes, enciclopédias «online» nem o modo como utilizamos a Internet.

bolas de bruxelas

Os memes não vão ser desaparecer. A proposta da Diretiva relativa aos direitos de autor não tem nada a ver com a «utilização razoável», tal como é conhecida nos Estados Unidos. As imagens e outros tipos de conteúdos utilizados com fim humorístico e lúdico não serão afetados pelas novas regras.

A paródia e o pastiche enriquecem a nossa cultura e tornam o mundo «online» - e não só «online» - muito mais agradável.

Mais precisamente, os memes já são protegidos juridicamente, desde 2001 e por vários atos legislativos, na UE. Tudo graças a uma exceção de paródia prevista na diretiva original relativa aos direitos de autor.

Na verdade, a proposta introduz uma proteção adicional para os autores de memes ou quaisquer outros conteúdos de paródia: propusemos um mecanismo obrigatório para permitir aos autores pedirem às plataformas de comunicação social que republiquem conteúdos bloqueados ou removidos - é designado por «mecanismo de recurso».

O procedimento é semelhante aos processos de recurso já utilizados por todas as principais plataformas «online», como o YouTube e o Soundcloud.

Assim, na realidade, a nossa proposta relativa aos direitos de autor reforça os direitos dos autores e reforça a liberdade de expressão na Internet. Não há alterações no que diz respeito aos seus direitos de publicação de conteúdos «online».

Informação detalhada

Data de publicação
12 de março de 2020
Autor/Autora
Representação em Portugal