Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia1 de fevereiro de 2023Representação em Portugal

Plano Industrial do Pacto Ecológico: pôr na vanguarda a indústria europeia com impacto neutro no clima

Ursula von der Leyen

A Comissão apresenta hoje o Plano Industrial do Pacto Ecológico destinado a reforçar a competitividade da indústria europeia com zero emissões líquidas e apoiar a rápida transição para a neutralidade climática. O plano visa proporcionar um ambiente mais favorável ao aumento da capacidade de produção da UE para as tecnologias e produtos com nível nulo de emissões líquidas, que é necessário para cumprir os ambiciosos objetivos climáticos da Europa.

O plano baseia-se em iniciativas anteriores e assenta nos pontos fortes do mercado único da UE, complementando os esforços em curso no âmbito do Pacto Ecológico Europeu e do REPowerEU. Esta abordagem baseia-se em quatro pilares: um quadro regulamentar previsível e simplificado, a aceleração do acesso ao financiamento, a melhoria das competências e um comércio aberto para permitir cadeias de abastecimento resilientes.

Paralelamente, a Comissão Europeia enviou aos Estados-Membros, para consulta, um projeto de proposta para transformar o quadro temporário de crise para os auxílios estatais num quadro temporário de crise e transição, a fim de facilitar e acelerar a transição ecológica da Europa. Esta proposta contribui, em especial, para o Plano Industrial do Pacto Ecológico, uma vez que visa assegurar um acesso mais rápido ao financiamento por parte das empresas que operam na UE.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirmou: «Temos uma oportunidade única para definir o caminho com rapidez, ambição e a consciência do objetivo de garantir a liderança industrial da UE neste setor em rápido crescimento: o das tecnologias com impacto neutro no clima. A Europa está determinada a liderar a revolução das tecnologias limpas. Para as nossas empresas e os nossos cidadãos, isto significa transformar as competências em empregos de qualidade e a inovação na produção em massa, graças a um quadro mais simples e mais rápido. Um melhor acesso ao financiamento permitirá uma rápida expansão das nossas principais indústrias de tecnologias limpas.»

Mais informações:

A conferência de imprensa da presidente Ursula von der Leyen está disponível no canal EbS.

Informação detalhada

Data de publicação
1 de fevereiro de 2023
Autor/Autora
Representação em Portugal