Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia3 de janeiro de 2019Representação em Portugal

Plovdiv e Matera são Capitais Europeias da Cultura 2019

A partir de 1 de janeiro de 2019, e durante um ano, Plovdiv (Bulgária) e Matera (Itália) terão o título de Capital Europeia da Cultura.

Plovdiv e Matera são Capitais Europeias da Cultura 2019

Plovdiv é a primeira cidade búlgara a ser escolhida como Capital Europeia da Cultura. Com um programa completo sob o lema «Juntos», 2019 trará novas oportunidades para a região e visibilidade internacional para a cidade. Foram organizados mais de 300 projetos em Plovdiv, assim como na região centro-sul da Bulgária e nas cidades de Varna, Sófia e Veliko Tarnovo, incluindo festivais e projetos de base comunitária, estruturados em torno de temas relacionados com as características próprias de Plovdiv, a sua história, o seu património cultural, bem como com os desafios que a cidade enfrenta.

Entre a possibilidade de descobrir o alfabeto cirílico através de várias exposições, de assistir a produções teatrais conjuntas com os Balcãs ocidentais e as comunidades ciganas e turcas, os visitantes têm ao seu dispor um amplo leque de atividades em que podem participar. As celebrações de abertura terão lugar de 11 a 13 de janeiro, com uma série de eventos no interior e ao ar livre, incluindo um espetáculo de música, luz e dança na noite de 12 de janeiro. A comissária responsável pela Economia e Sociedade Digitais, Mariya Gabriel, participará na cerimónia oficial de abertura em 12 de janeiro.

O programa de Matera foi organizado sob o lema «Um futuro aberto» e focará especialmente a inclusão social e cultural e a inovação colaborativa. Salientamos «Ars Excavandi», um olhar contemporâneo sobre a história e a cultura da arquitetura subterrânea, «Re-reading Renaissance» (releitura do Renascimento), uma viagem através do passado artístico de Basilicata e Apúlia, e «Poetry of primes» (poesia dos números primos), uma exposição sobre o papel central da matemática no trabalho dos artistas ao longo dos tempos.

Matera organizará também o primeiro espetáculo ao ar livre da ópera Cavalleraria Rusticana, em cooperação com o Teatro San Carlo, bem como 27 projetos desenvolvidos por comunidades criativas locais e parceiros europeus. As celebrações de abertura terão lugar em 19 e 20 de janeiro e reunirão 2 000 músicos de todas as aldeias da região de Basilicata e de muitas outras partes da Europa. O comissário Navracsics estará presente na cerimónia oficial de abertura, em 19 de janeiro.

Ligações úteis:

Informação detalhada

Data de publicação
3 de janeiro de 2019
Autor/Autora
Representação em Portugal