Ir para o conteúdo principal
Representação em Portugal
Notícia17 de março de 2022Representação em Portugal4 min de leitura

Política de coesão da UE: mais de 1,5 milhões de projetos financiados pela UE acessíveis na nova plataforma pública

Elisa Ferreira

A Comissão lançou hoje, no início do 8.º Fórum da Coesão, a plataforma «Kohesio», uma plataforma pública em linha que reúne toda a informação sobre mais de 1,5 milhões de projetos nos 27 Estados-Membros financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), pelo Fundo de Coesão e pelo Fundo Social Europeu (FSE) desde 2014. É a primeira vez que é criada e disponibilizada a todos uma plataforma de dados sobre projetos tão abrangente como esta em todas as línguas da UE. A sua criação exigiu uma estreita cooperação com as autoridades de gestão dos diferentes Estados-Membros ou regiões, uma vez que os projetos de coesão são geridos por autoridades nacionais e regionais.

A comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, disse: «A Kohesio disponibiliza um conjunto abrangente de informações como nunca antes acontecera, para mostrar de que forma a política de coesão contribui para reforçar a nossa União. Graças à plataforma Kohesio, a política de coesão torna-se ainda mais aberta e transparente. Com apenas alguns cliques, qualquer pessoa pode descobrir exatamente como a UE investe nas nossas regiões e cidades para promover a convergência e a coesão económica, social e territorial. Este novo instrumento complementa o Relatório sobre a Coesão, publicado no mês passado, e a Plataforma de Dados Abertos sobre a Política de Coesão. Os projetos financiados pela política de coesão não têm segredos!»

O comissário do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, acrescentou: «Os fundos da UE podem fazer uma verdadeira diferença para todos na UE e, em especial, para aqueles que mais necessitam do nosso apoio. O Fundo Social Europeu apoia as pessoas na procura de emprego, ajuda os trabalhadores e as empresas a adquirirem as competências necessárias para uma recuperação justa, ecológica e digital e reforça a inclusão social. Os fundos de coesão podem também ajudar os Estados-Membros a apoiar os que fugiram da invasão russa da Ucrânia. A nova plataforma conta as histórias subjacentes a muitos projetos financiados pela UE que investem nas pessoas e nas regiões.»

Um instrumento útil para todos

A plataforma Kohesio disponibiliza a todos as informações na posse das autoridades de gestão. Com uma riqueza impressionante de dados, mostra o contributo crucial da política de coesão para a coesão económica, territorial e social das regiões da UE, bem como para as transições ecológica e digital, através da execução e do financiamento de uma grande variedade de prioridades políticas nos Estados-Membros. A Kohesio incentiva igualmente a identificação e o intercâmbio de boas práticas entre as diferentes regiões e Estados-Membros.

Vejamos o que a Kohesio pode oferecer:

  • dados normalizados sobre 1,5 milhões de projetos do período de financiamento de 2014-2020, incluindo ligações para os respetivos programas e fundos;
  • dados normalizados sobre os 500 000 beneficiários dos projetos e a fase de execução em que se encontram;
  • dados que abrangem mais de 300 programas operacionais nos 27 Estados-Membros;
  • um mapa interativo que permite obter os dados geograficamente;
  • toda a informação será traduzida em todas as línguas da UE.

Alguns exemplos de projetos de coesão na Kohesio

A Kohesio ajudará os utilizadores a explorar a forma como o FEDER apoia a criação de uma plataforma digital de base comunitária em França. Informará igualmente sobre o projeto do programa Youthreach, financiado pelo FSE, na Irlanda, que apoia os jovens que abandonaram a escola precocemente a recuperar e a dar os primeiros passos rumo ao emprego. Só entre 2014 e 2020, o programa chegou a um total de 14 000 jovens. Por último, a Kohesio pode mostrar de que forma o Fundo de Coesão contribui para melhorar as ligações ferroviárias na Chéquia.

Próximas etapas

Em cooperação com as autoridades de gestão selecionadas pelos Estados-Membros para gerir o financiamento da coesão, a Comissão continuará a desenvolver a plataforma Kohesio para incluir os projetos do novo período de programação de 2021-2027. Dentro de alguns meses, a plataforma estará disponível em todas as línguas oficiais da UE.

Contexto

A Comissão está empenhada na transparência e na divulgação dos dados ao público. Foi por esta razão que a Plataforma de Dados Abertos sobre a Política de Coesão foi lançada em dezembro de 2015, para permitir aos utilizadores acompanhar os progressos na aplicação da política de coesão a nível da UE, por tema, país ou fundo. A plataforma Kohesio complementa a Plataforma de Dados Abertos sobre a Política de Coesão com um repositório único e abrangente de informações sobre os projetos e beneficiários financiados ao abrigo da política de coesão. As duas plataformas coexistirão, uma vez que oferecem dois ângulos diferentes: os dados da coesão abrangem as informações financeiras ao nível do programa e a Kohesio fornece informações pormenorizadas ao nível dos projetos.

Para mais informações

Plataforma de Dados Abertos da Política de Coesão da UE

Base de dados de projetos Kohesio da UE

8.º Fórum sobre a Política de Coesão

 

Informação detalhada

Data de publicação
17 de março de 2022
Autor/Autora
Representação em Portugal