Lançada no âmbito do programa Europa Criativa - MEDIA, que, ao longo dos últimos 27 anos, tem apoiado o setor audiovisual europeu, a iniciativa Noite do Cinema Europeu visa mostrar como a UE não só contribui para o desenvolvimento das indústrias culturais e criativas da Europa, mas traz também benefícios para toda a sociedade.
Com cerca de 50 projeções gratuitas programadas em toda a UE, o objetivo desta iniciativa da Comissão Europeia é aproximar a Europa das pessoas, ao mesmo tempo que enaltece a riqueza dos filmes europeus.
Cada uma das 34 salas de cinema que participam na iniciativa organizará um evento noturno especial, onde será exibido um dos 20 filmes apoiados pelo programa MEDIA. Esta lista inclui os filmes Cold War, The Killing of a Sacred Deer, Girl e Border.
Os filmes foram selecionados a nível local pelas salas de cinemas participantes, de modo a permitir-lhes adaptar o programa aos interesses, às especificações e à diversidade dos respetivos públicos. A iniciativa decorrerá em salas de cinema de renome, pertencentes à rede Europa Cinemas, coordenada pelo programa Europa Criativa - MEDIA e pelo organismo de radiodifusão ARTE.
As projeções serão seguidas de um breve debate em que os interessados terão a oportunidade de debater os filmes com cineastas e críticos de cinema. Estarão igualmente presentes representantes da Comissão Europeia para explicar o programa MEDIA e a sua importância para a configuração do panorama audiovisual europeu.
Ligações úteis:
- Comunicado de imprensa - 30/11/2018
- Mais informações e Ficha informativa sobre a Noite do Cinema Europeu
- Ligação ao mapa interativo com todas as projeções e salas de cinema participantes
- Ficha informativa sobre a vertente MEDIA do programa Europa Criativa no orçamento da UE para 2021-2027
- Ficha informativa sobre o apoio do programa MEDIA à produção de documentários
- Relatório sobre o programa MEDIA 2017
- Ficha informativa: Repertório dos filmes europeus em linha
- Sítio Web do Ano Europeu do Património Cultural
Informação detalhada
- Data de publicação
- 30 de novembro de 2018
- Autor/Autora
- Representação em Portugal